EUA: Entenda como o eleitorado se divide com candidatos

Candidato escolhido para desafiar o presidente democrata Barack Obama em 6 de novembro só será anunciado oficialmente em agosto

Quatro pré-candidatos continuam na disputa pela indicação do Partido Republicano | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os quatro pré-candidatos que continuam na disputa pela indicação do Partido Republicano para concorrer à Presidência americana têm o desafio de conquistar um eleitorado dividido, descontente com a atuação dos políticos em geral e pouco empolgado com o processo eleitoral.

Até agora, Mitt Romney, ex-governador de Massachusetts, é o favorito e aparece na liderança de todas as pesquisas de intenção de voto, mas várias alas do Partido Republicano demonstram reservas quanto à sua candidatura e o consideram moderado demais.

O candidato escolhido pelo Partido Republicano para desafiar o presidente democrata Barack Obama nas eleições de 6 de novembro só será anunciado oficialmente em agosto, na convenção nacional.

Até lá, os pré-candidatos terão pela frente uma série de prévias em todo o país, nas quais tentarão ganhar o apoio de pelo menos 1.144 delegados, mínimo necessário para garantir a indicação do partido.

Veja como o eleitorado republicano se divide em relação aos pré-candidatos:

Mitt Romney

Romney tem o voto da ala moderada do Partido Republicano e, até o momento, é o líder nas pesquisas.

Ele é considerado o pré-candidato com maiores chances de derrotar Obama na eleição presidencial, o que motiva muitos republicanos a votarem nele com a principal preocupação de tirar a Presidência das mãos dos democratas.

No entanto, o favoritismo de Romney ainda está sujeito a resistências dentro do partido, e pesquisas indicam que a maioria dos republicanos gostaria de ter mais opções de candidatos.

Em Estados onde os eleitores estão mais preocupados com a economia do que com temas sociais, como New Hampshire, Romney tem apresentado um desempenho forte (ele venceu a primária com 40% dos votos, 17 pontos acima do segundo colocado, Ron Paul).

No entanto, entre o eleitorado mais conservador e preocupado com questões sociais, como aborto, casamento gay e religião, sua candidatura ainda enfrenta resistência.

Na prévia de Iowa, que abriu o calendário eleitoral, ele ficou 34 votos atrás de Rick Santorum, segundo resultados revisados (inicialmente, foi divulgado que Romney havia vencido com apenas oito votos de vantagem).

Apesar de o percentual dos dois ter sido o mesmo, o fato de Santorum ter vencido ilustra as dificuldades enfrentadas por Romney para conquistar alas como a dos evangélicos e dos republicanos mais conservadores.

Após a primária de New Hampshire, Romney ganhou o apoio do ex-pré-candidato Jon Hunstman, que desistiu da corrida eleitoral e, assim como ele, é um político moderado e seguidor da religião mórmon - este último, fator visto com desconfiança pela direita cristã, que tem força no partido.

Newt Gingrich

Político experiente, o ex-presidente da Câmara dos Representantes Newt Gingrich costuma se apresentar como a melhor alternativa "anti-Romney" para os republicanos mais conservadores.

Recentemente, Gingrich conquistou dois apoios importantes: o do governador do Texas, Rick Perry, que abandonou a disputa após resultados fracos em Iowa e New Hampshire, e o da ex-governadora do Alasca Sarah Palin, "musa" do movimento conservador Tea Party.

No caso de Palin, a ex-candidata republicana à vice-presidência disse que votaria em Gingrich se fosse eleitora na Carolina do Sul, palco da terceira prévia do partido, mas não declarou seu apoio formal à campanha nos outros Estados.

Ambas as demonstrações de apoio são importantes nos esforços de Gingrich para concentrar o voto da ala mais à direita e religiosa do partido, que ele divide com Santorum.

No entanto, alguns analistas afirmam que o histórico de três casamentos e relacionamentos extraconjugais de Gingrich podem prejudicar sua imagem entre alguns republicanos mais preocupados com o caráter moral de seus candidatos.

Dois dias antes da primária da Carolina do Sul, sua segunda mulher, Marianne Gingrich, deu uma entrevista a veículos de mídia dos Estados Unidos na qual disse que, antes da separação, o pré-candidato propôs que eles ou se divorciassem ou mantivessem um "casamento aberto" e que na época ele já mantinha um caso com Callista Bisek, sua atual esposa.

O pedido, segundo Marianne, foi feito ao mesmo tempo em que Gingrich dava discursos sobre valores religiosos e família.

Rick Santorum

O ex-senador da Pensilvânia Rick Santorum tem o apoio dos cristãos evangélicos e dos eleitores que dizem querer um "verdadeiro conservador" na disputa presidencial.

Após a primária de New Hampshire, ele conquistou o endosso de um grupo de cerca de 150 líderes cristãos conservadores do partido - ala que teme o avanço do mórmon Mitt Romney nas pesquisas.

No entanto, Santorum divide o voto dessa fatia evangélica e mais conservadora do eleitorado republicano com Newt Gingrich, com quem disputa o posto de "candidato anti-Romney".

Em Iowa, onde Santorum foi o vencedor, batendo o favorito Romney, pesquisas indicam que ele teve um bom desempenho entre os evangélicos, os muito conservadores, os adeptos do Tea Party e aqueles eleitores que decidiram o candidato na última hora.

Ron Paul

Analistas concordam que o deputado libertário Ron Paul tem poucas chances reais de conquistar a indicação do partido, mas pode incomodar os demais candidatos ao longo da temporada de prévias.

Paul tem forte desempenho entre a ala jovem do partido e eleitores que se identificam como independentes.

Em New Hampshire, ele conquistou o segundo lugar, com 23% dos votos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES