O presidente dos EUA, Donald Trump, expressou dúvidas sobre alcançar um acordo comercial com o Japão, um dia após ameaçar aumentar tarifas sobre exportações japonesas para os Estados Unidos, alegando que o país não comprará arroz americano.
Nós lidamos com o Japão. Não tenho certeza se vamos fazer um acordo, duvido disso, com o Japão", disse ele a repórteres no Air Force One na terça-feira. Eles e outros estão tão mal acostumados por terem nos roubado por 30, 40 anos que é realmente difícil para eles fazerem um acordo.
TARIFAS RECÍPROCAS
Com a aproximação do dia 9 de julho, fim da pausa de 90 dias nas "tarifas recíprocas" de Trump, parceiros comerciais dos EUA, incluindo o Japão, buscam fechar acordos que esperam apaziguar o presidente americano.
As exportações japonesas para os EUA foram atingidas com uma taxa de 24% quando Trump lançou sua ofensiva tarifária global em 2 de abril, antes de pausá-las por três meses.
O comentário de Trump ocorreu durante a visita do Ministro das Relações Exteriores japonês, Takeshi Iwaya, a Washington para uma reunião do Quad, junto com seus homólogos da Austrália e Índia.
Com informações da CNN.