SEÇÕES

Trump publica ordem que proíbe Harvard de admitir estudantes estrangeiros

A proclamação, que é uma espécie de ordem executiva, cita supostas ameaças à segurança nacional

O presidente dos EUA, Donald Trump | Foto: Ken Cedeno/Reuters
Siga-nos no

O presidente dos EUA, Donald Trump, publicou nesta quarta-feira (04) uma ordem para impedir que a universidade de Harvard receba estudantes estrangeiros em seus cursos. A proclamação, que é uma espécie de ordem executiva, cita supostas ameaças à segurança nacional.

"O Federal Bureau of Investigation (FBI) alerta há muito tempo que adversários estrangeiros aproveitam o fácil acesso ao ensino superior americano para roubar informações, explorar pesquisa e desenvolvimento e espalhar informações falsas", diz um comunicado da Casa Branca.

PROIBIÇÃO

A gestão Trump já havia notificado a intenção de publicar a proibição mesmo após avisos da Justiça de que iria bloquear medidas do tipo. 

Ainda de acordo com a nota da Casa Branca, "Harvard não forneceu informações suficientes ao Departamento de Segurança Interna (DHS) sobre atividades ilegais ou perigosas conhecidas de estudantes estrangeiros, relatando dados deficientes sobre apenas três estudantes".

O texto também acusa a universidade de ter recebido US$ 150 milhões da China.

"Em troca, Harvard, entre outras coisas, recebeu membros paramilitares do Partido Comunista Chinês e fez parcerias com indivíduos baseados na China em pesquisas que poderiam promover a modernização militar da China."

PRAZO PARA CONTESTAR

Na última quinta-feira (29), o Departamento de Segurança Interna dos EUA havia enviado a Harvard uma notificação com a intenção de revogar a certificação da universidade no Programa Federal de Estudantes e Visitantes de Intercâmbio — a licença necessária para matricular e manter estudantes e professores estrangeiros.

Ainda de acordo com o documento, Harvard teria 30 dias para responder se quer contestar a medida.

Com informações do g1.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também