SEÇÕES

Vaticano vai desativar rede de celular para isolar o conclave

Governadoria do Estado da Cidade do Vaticano anunciou nesta segunda que suspenderá toda a cobertura de telefonia móvel e radiocomunicação.

Cardeais já estão no Vaticano | Foto: Vatican News
Siga-nos no

A partir desta quarta-feira (7), o Vaticano suspenderá toda a cobertura de telefonia móvel e radiocomunicação em seu território, com o objetivo de assegurar o isolamento completo do conclave que elegerá o novo papa. O anúncio foi feito pela Governadoria do Estado da Cidade do Vaticano nesta segunda (5), informando que a medida entrará em vigor às 15h (10h de Brasília) e se estenderá até a escolha do sucessor de Francisco.

Cardeais já estão em Roma para eleição do novo papa que inicia na quarta (Vatican News)

Silêncio

Nesta segunda, funcionários do Vaticano, como médicos, cozinheiras, funcionários de limpeza e ascensoristas tiveram que prestar juramento de segredo para trabalhar no conclave.

Finalidade

A decisão abrange os 0,4 km² do território vaticano e visa garantir a total confidencialidade das atividades eleitorais. Durante o conclave, os 133 cardeais eleitores ficarão reclusos na Capela Sistina para as votações diurnas, e passarão as noites em acomodações dentro do Vaticano, como a Casa Santa Marta. Nenhum deles poderá manter qualquer contato com o exterior até o fim do processo.

Inspeção

Para evitar qualquer tipo de vazamento ou interferência, técnicos da Santa Sé desligarão câmeras, sensores e quaisquer dispositivos eletrônicos da Capela SistinaTodo o ambiente será inspecionado para garantir que não haja aparelhos escondidos capazes de gravar ou transmitir informações. (Fonte: Gazeta do Povo)

Tópicos
Carregue mais
Veja Também