A partir desta quarta-feira (7), o Vaticano suspenderá toda a cobertura de telefonia móvel e radiocomunicação em seu território, com o objetivo de assegurar o isolamento completo do conclave que elegerá o novo papa. O anúncio foi feito pela Governadoria do Estado da Cidade do Vaticano nesta segunda (5), informando que a medida entrará em vigor às 15h (10h de Brasília) e se estenderá até a escolha do sucessor de Francisco.
Silêncio
Nesta segunda, funcionários do Vaticano, como médicos, cozinheiras, funcionários de limpeza e ascensoristas tiveram que prestar juramento de segredo para trabalhar no conclave.
Finalidade
A decisão abrange os 0,4 km² do território vaticano e visa garantir a total confidencialidade das atividades eleitorais. Durante o conclave, os 133 cardeais eleitores ficarão reclusos na Capela Sistina para as votações diurnas, e passarão as noites em acomodações dentro do Vaticano, como a Casa Santa Marta. Nenhum deles poderá manter qualquer contato com o exterior até o fim do processo.
Inspeção
Para evitar qualquer tipo de vazamento ou interferência, técnicos da Santa Sé desligarão câmeras, sensores e quaisquer dispositivos eletrônicos da Capela Sistina. Todo o ambiente será inspecionado para garantir que não haja aparelhos escondidos capazes de gravar ou transmitir informações. (Fonte: Gazeta do Povo)