O velório do ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, que inicialmente estava previsto para terminar às 15h desta quinta-feira (15), será estendido. Segundo o jornal El Observador, o motivo é a chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, prevista apenas para às 17h.
A informação foi confirmada também pelo El País do Uruguai. A expectativa é que Lula participe da cerimônia de despedida, prestando suas últimas homenagens a um dos líderes políticos mais admirados da América Latina.
Palácio fechado à noite
Além da mudança no horário, o Palácio Legislativo, local onde acontece o velório, não ficará mais aberto durante toda a madrugada. A cerimônia teve início com um cortejo que partiu do prédio da Presidência uruguaia, passando pela sede do Movimento de Participação Popular, grupo político de Mujica, até o Parlamento.
O velório começou com a presença restrita a cerca de 300 pessoas, e em seguida foi aberto ao público. A expectativa é que o corpo de Mujica seja cremado ainda nesta quinta-feira.
Lula: “Um exemplo de doçura e luta”
Na quarta-feira (14), Lula confirmou sua ida ao Uruguai, durante entrevista a jornalistas em Pequim, na China:
“Pretendo, chegando a Brasília, ir ao enterro do Pepe Mujica porque acho que o mínimo que a gente tem que fazer é se despedir das pessoas que serviram de referência para a gente”, declarou.
Nas redes sociais, o presidente brasileiro lamentou a morte do amigo e exaltou seu legado:
“Amanheci em Pequim com a triste notícia de que Pepe Mujica partiu hoje, nos deixando cheios de tristeza, mas também de muitos aprendizados. Sua vida foi um exemplo de que a luta política e a doçura podem andar juntas. E de que a coragem e a força podem vir acompanhadas da humildade e do desapego”, escreveu.