O velório do Papa Francisco chegou ao fim nesta sexta-feira (25), na Basílica de São Pedro. A cerimônia teve início na quarta-feira (23) e foi frequentada por cerca de 250 mil pessoas, segundo informou o Vaticano, entre elas autoridades, como a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O funeral será realizado neste sábado (26), às 5h, no horário de Brasília, e deve reunir mais de 200 mil pessoas. Francisco pediu para ser enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, que fica em Roma, e não no Vaticano.
CORTEJO FÚNEBRE
No sábado, com o caixão fechado, o cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício (integrante mais velho do grupo), iniciará o funeral celebrando a Missa das Exéquias (cerimônia para os católicos falecidos), a partir das 5h (horário de Brasília), 10h (horário local), na Praça de São Pedro.
Este será o primeiro dia do Novendiali (novenário), os nove dias de luto e orações em honra ao papa. Após a cerimônia, o caixão será levado de volta para o interior da Basílica de São Pedro e, de lá, seguirá em procissão para a Basílica de Santa Maria Maggiore, onde ocorrerá o sepultamento.