Um coronel do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) foi morto a tiros em plena luz do dia em uma rua de Kiev, capital do país, nesta quinta-feira (10).
O SBU confirmou a morte de um de seus oficiais e informou que abriu uma investigação criminal para apurar o caso. A agência Reuters identificou a vítima como coronel, e a polícia de Kiev, que foi acionada para o local, também está investigando o assassinato.
Câmeras de segurança registraram o momento do crime, que ocorreu por volta das 3h (horário de Brasília), ou 9h no horário local. As imagens mostram o coronel saindo de um prédio com sacolas nas mãos. Ao atravessar um estacionamento, um homem se aproximou e disparou várias vezes. O agressor fugiu logo após os tiros. A arma usada parecia estar equipada com um silenciador.
Nas últimas semanas, o SBU ganhou destaque internacional após um ataque surpresa com drones que destruiu aviões de guerra russos em diversas bases dentro do território da Rússia — uma ação considerada um duro golpe militar e financeiro para Moscou.
Desde o início da guerra em fevereiro de 2022, a Ucrânia vem sendo associada a operações que resultaram na morte de figuras importantes da estrutura militar russa dentro da própria Rússia. Entre os alvos estiveram a filha de um influente aliado de Putin em 2022, um general envolvido com armas químicas e nucleares em 2024, e outro general morto em uma explosão em Moscou, em abril deste ano.