Um novo caso de feminicídio abalou o México na madrugada do último sábado (12/7). Nas redes sociais, viralizou um vídeo que mostra um homem matando a ex-mulher em via pública no bairro Balcones de Oblatos, em Guadalajara, segundo a investigação preliminar.
O agressor, armado com um fuzil, atirou à queima-roupa após breve discussão e fugiu. Imagens de segurança registraram o momento em que ele saiu de um carro, após a vítima quebrar o para-brisa, apontou a arma e atirou. A mulher tinha 28 anos.
O México vive uma crise alarmante de violência contra mulheres, com média de 10 assassinatos por dia, segundo a ONU. Muitos casos têm ligação com o tráfico de drogas. Guadalajara também foi palco da execução da influencer e empresária Valeria Márquez, de 23 anos, morta a tiros em 13 de maio durante uma live no TikTok, em seu salão de beleza num shopping de Zapopan.
Uma das promessas de campanha da presidente Claudia Sheinbaum, que assumiu o poder em outubro passado, foi adotar medidas eficazes contra a onda de feminicídios no México.
A Procuradoria-Geral da República informou que o caso de Guadalajara está sendo investigado sob protocolo de feminicídio e com perspectiva de gênero. Autoridades buscam identificar, localizar e capturar o criminoso, que pode ter ligação com o narcotráfico, dada a arma utilizada. O governo reafirmou o compromisso de esclarecer os fatos e garantir justiça à família da vítima.
(Com informações do Page Not Found/Extra)