O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou nesta segunda-feira (23) que o ataque dos Estados Unidos ao Irã, ocorrido no fim de semana, foi “infundado” e representa uma ameaça crescente à segurança global.
Durante reunião no Kremlin com o chanceler iraniano Abbas Araqchi, Putin afirmou que não há “qualquer base ou justificativa” para a ação americana, classificando-a como uma “agressão não provocada”, e reiterou o apoio da Rússia ao Irã.
"A situação internacional atual está mudando de forma dinâmica. Podemos ver como a situação no Oriente Médio se agravou drasticamente. Estados de fora da região também estão sendo envolvidos no conflito. Tudo isso está levando o mundo a um caminho extremamente perigoso", afirmou Putin a jornalistas após o encontro com o chanceler iraniano
No sábado, os Estados Unidos realizaram ataques aéreos contra três instalações nucleares iranianas — Fordow, Natanz e Isfahan — em ação coordenada com Israel, marcando sua entrada direta no conflito entre Israel e Irã.
Em janeiro deste ano, a Rússia assinou um tratado de parceria estratégica com o Irã, embora sem cláusula de defesa mútua. Antes dos ataques, Moscou já havia alertado que uma intervenção militar dos EUA poderia desestabilizar a região e levá-la ao “abismo”.