Vulcão entra em erupção tira mais de 11 mil pessoas da área

As autoridades prepararam sete abrigos e planejavam remover a população da área nesta segunda-feira à tarde, segundo a emissora.

Avalie a matéria:
Vulcão na Indonésia | Arquivo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Indonésia vai remover mais de 11 mil pessoas de vilarejos próximos do vulcão Monte Merapi, nas imediações da cidade de Yogyakarta, na ilha de Java, após ter elevado nesta segunda-feira para o mais alto nível o alerta de risco de erupção, disseram autoridades.

"Vamos retirar 11.491 pessoas que vivem a uma distância de 10 quilômetros do pico. Vamos trabalhar em conjunto com os militares e a polícia para realizar a remoção", disse o dirigente local Sri Purnomo, à rádio Elshinta.

As autoridades prepararam sete abrigos e planejavam remover a população da área nesta segunda-feira à tarde, segundo a emissora.

O órgão indonésio encarregado das medidas de mitigação de desastres geológicos e vulcânicos elevou ao mais alto nível o alerta nesta segunda-feira e recomendou a remoção das pessoas

Surono disse que o vulcão já havia liberado nos últimos dias duas vezes mais energia do que em erupções recentes.

"Não podemos prever quando ele vai entrar em erupção nem a intensidade que terá, mas tivemos de elevar o nível de risco com base em sua atividade, acrescentou.

Em 1994, 70 pessoas morreram em uma erupção do Monte Merapi. Em 1930, a lava do vulcão matou 1.300 pessoas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES