Inthegra: Longas distâncias com um só bilhete

A reportagem do Meio Norte acompanhou o trajeto do Torquato Neto, na zona Sul de Teresina até a zona Leste, com um único bilhete. O trajeto durou uma hora.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Egídio Brito

Para o Theresina

Grande parte da comunidade do Residencial Torquato Neto, na zona Sul de Teresina, usa o transporte coletivo e o sistema de integração para se locomover.

Crédito: Reprodução

A cada 15 minutos, um ônibus da linha alimentadora deixa o bairro e segue até um dos terminais de integração da zona Sul. A equipe de reportagem embarcou por volta de 10h10 da manhã, e no caminho, encontramos a dona de casa Flávia Costa. Por meio do sistema Inthegra, ela vai se deslocar até a zona Leste da cidade, usando apenas 1 bilhete eletrônico, assim como fazem outros passageiros, que diariamente usufruem do benefício.

Flávia Costa pegou o ônibus no Torquato Neto, às 10h10 | Crédito: Reprodução

“A partir do momento que o passageiro passa o cartão, começa a contar o tempo. Em duas horas e meia, ele pode fazer as integrações que, porventura, venha a precisar”, explica José Lopes, gerente de Tráfego da Strans. 

Pouco mais de 20 minutos de viagem, o ônibus que saiu do Torquato Neto chegou ao terminal de integração do bairro Bela Vista, e imediatamente a dona Flávia embarca em um outro ônibus, o chamado linha troncal. 

Flávia desembarcou no Terminal do Bela Vista e subiu em outro ônibus rumo ao Centro | Crédito: Reprodução

“A dona Flávia veio numa linha alimentadora, do Torquato Neto até o terminal do Bela Vista, e segue numa linha troncal até o centro da cidade. É bom salientar que não houve o desconto de outro crédito e não houve tanta demora para chegar ao terminal, mesmo com um trecho da BR comprometido por buracos”, ressalta o gerente de tráfego. 

Ao sair do terminal, o ônibus seguiu pela BR-316, e já no começo da Avenida Miguel Rosa, trafega livremente pelo corredor Sul, sem disputar espaço com outros veículos. 

Ao longo da Avenida Miguel Rosa, nas estações de transbordo, a condução desembarca e também recebe outros passageiros. A viagem segue, e durante o percurso, o gerente de engenharia e tráfego da Strans ouve críticas construtivas de algumas passageiras.

Crédito: Reprodução MN

“O ônibus que sai do terminal para o centro é bem rápido, mas o que sai do meu bairro demora muito a chegar no terminal”, reclamou dona Maria de Fátima, moradora do bairro Santo Antônio, também na zona Sul. 

José Lopes aproveitou para responder a crítica da passageira. “Essa linha que ela se referiu opera com apenas um carro, então é óbvio que o tempo de espera seja um pouco maior. No entanto, estamos planejando fazer a fusão de algumas linhas para que esse problema acabe”, respondeu o gerente de tráfego. 

José Lopes, da STRANS | Crédito: Reprodução

No centro de Teresina, dona Flávia, que embarcou no bairro Torquato Neto, seguiu em outra condução até a zona Leste de Teresina, mas sem ficar de fora da integração. 

“Acho muito bom ter o sistema de integração em Teresina. Antes, ao me deslocar para locais mais distantes, eu gastava bem mais, e hoje fazer economia é fundamental”, acrescentou a dona de casa

Crédito: Reprodução

Meta é diminuir tempo das viagens

De acordo com a Strans, a meta é fazer cada vez mais investimentos e adequações para que o sistema de integração atenda de forma satisfatória o usuário do transporte público. 

“Sabemos das dificuldades, mas estamos trabalhando diariamente, para que todo o investimento que já fizemos traga de vez as melhorias tão esperadas pelos nossos passageiros, conseguimos concluir a nossa viagem de hoje no tempo de exatamente 1 hora, do bairro Torquato Neto até o centro de Teresina, e a nossa meta é diminuir ainda mais o tempo das viagens para qualquer destino da cidade”, finalizou José Lopes, engenheiro de tráfego da STRANS. (E.B.)

Crédito: Reprodução



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES