Jair Bolsonaro recua e suspende subsídio a contas de luz de igrejas

Segundo Bolsonaro, o governo federal não avalia mais dar incentivos fiscais para as contas de luz das igrejas brasileiras

| Adriano Machado / REUTERS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (15) que, atendendo a pedido do Ministério da Economia, suspendeu o subsídio a contas de energia de templos religiosos no País.

Segundo Bolsonaro, o governo federal não avalia mais dar incentivos fiscais para as contas de luz das igrejas brasileiras. O anúncio foi feito após reunião com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. "A política da economia é não ter mais subsídios, está suspensa qualquer iniciativa nesse sentido", afirmou.

Bolsonaro disse que o impacto da medida [dar subsídio a contas de luz das igrejas ] seria mínimo, mas ele atendeu a pedido do Ministério da Economia e suspendeu o incentivo fiscal.

A ideia de subsidiar as contas de luz foi divulgada na última sexta-feira (10) pelo jornal O Estado de S. Paulo e esteve em estudo pelo ministério chefiado por Paulo Guedes .

Bento Albuquerque, que fez parte da reunião com Bolsonaro nesta quarta, já havia tratado o assunto em entrevista recente à Reuters e defendido o subsídio, vetado pelo ministério da Economia.

O ministro disse à agência de notícias que a medida teria impacto "insignificante para o contribuinte", que teria que pagar ao todo R$ 30 milhões ao ano, já que a proposta em estudo previa que apenas grandes templos teriam direito ao subsídio. Religiões sem grandes igrejas não teriam benefício algum, e, na prática, o incentivo fiscal beneficiaria apenas igrejas evangélicas e católicas.

Segundo Albuquerque, "O pleito é de todos os templos, de todos os segmentos religiosos... 92% da população brasileira, de acordo com as pesquisas, o último censo, tem alguma prática religiosa. E o governo é sensível a isso, que vai atender à maioria total da população", disse à Reuters .

Adriano Machado / REUTERS 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES