Juiz determina reabertura de investigações do caso Toninho do PT

Juiz determina reabertura de investigações do caso Toninho do PT

Juiz determina reabertura de investigações do caso Toninho do PT | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Alegando falta de ind?cios, o juiz de Campinas (SP) Jos? Henrique Torres decidiu anteontem n?o aceitar den?ncia contra o seq?estrador Wanderson de Paula Lima, o Andinho, acusado pelo Minist?rio P?blico e Pol?cia Civil de ser um dos autores do assassinato do prefeito de Campinas Antonio da Costa Santos, o Toninho do PT.

Em uma senten?a de 99 p?ginas, o juiz determina ainda a reabertura das investiga?es policiais, que devem ficar a cargo da Delegacia Seccional de Campinas. Toninho foi morto em 10 de setembro de 2001 quando sa?a de um shopping sozinho em seu carro.

De acordo com a den?ncia do Minist?rio P?blico contra Andinho, apresentada h? dez meses, o seq?estrador e outros tr?s comparsas foram os autores dos tr?s disparos contra Toninho. Os promotores queriam j?ri popular para o denunciado.

Dos quatro acusados pelo crime, apenas Andinho continua vivo. Os outros tr?s foram mortos em duas a?es policiais.

O promotor Ricardo Silvares disse que ir? recorrer no Tribunal de Justi?a. Apesar de acusarem Andinho, os promotores n?o estabeleceram uma motiva??o para o crime.

"Vamos recorrer e com certeza o Tribunal de Justi?a vai reformar esta senten?a, que ? um manifesto ? impunidade", disse Silvares.

A vi?va Roseana Garcia fez uma apelo para que os promotores n?o recorram, de forma a n?o prejudicar a reabertura da investiga??o. Ela sustenta a tese de que o crime pode ter sido pol?tico e disse que as provas contra Andinho s?o fr?geis.

J? o inqu?rito da Pol?cia Civil, conclu?do em 2002, aponta que Toninho foi morto porque atrapalhou a fuga da quadrilha de Andinho.

O advogado da fam?lia, Andr? Guimar?es, disse que o recurso da Promotoria pode atrasar em ao menos dois anos a reabertura das investiga?es policiais.

O defensor p?blico de Andinho no processo, procurador estadual Silvio Artur Dias da Silva, disse que o seq?estrador sempre negou a autoria do crime e ser? informado da senten?a por meio de carta precat?ria.

Segundo ele, Andinho est? preso em uma penitenci?ria de seguran?a m?xima no interior de S?o Paulo e j? est? condenado h? mais de cem anos de pris?o por outros crimes.

Na p?gina 80 da senten?a, o juiz diz que o "ind?cio da participa??o do r?u [Andinho] no homic?dio somente poderia surgir de provas seguras e nunca de outros ind?cios, especialmente de ind?cios fr?geis, inseguros, contradit?rios e contrariados".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES