Justiça põe em liberdade preso ilegalmente no PI

A situação de Cosmo ganhou notoriedade no início desta semana.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O juiz Carlos Hamilton Bezerra Lima, titular da 1ª Vara Criminal de Teresina, acatou o pedido da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Piauí (OAB-PI), quanto à soltura do preso Cosmo de Lima Monteiro, que já está em liberdade. Mesmo com o mandado de relaxamento de prisão autorizado pela Justiça desde setembro de 2011, Cosmo continuava preso na Penitenciária Irmão Guido, localizada na zona Rural de Teresina.

A situação de Cosmo ganhou notoriedade no início desta semana, após denúncias da OAB e da Corregedoria do Tribunal de Justiça revelarem que ele permaneceu preso indevidamente por um ano e cinco meses. A nova decisão judicial foi divulgada nessa quinta-feira (28) e o preso foi liberado imediatamente. ?O Ministério Público estava com o processo do preso, mas, no sistema, a situação dele constava como se estivesse em liberdade.

Porém o alvará de soltura nunca havia sido cumprido?, explica o advogado Lúcio Tadeu Santos, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PI. A comissão tomou conhecimento do caso em uma reunião com Corregedor Geral de Justiça do Piauí, Francisco Antônio Paes Landim.

Imediatamente a Comissão de Direitos Humanos da OAB-PI reuniu toda documentação do caso e encaminhou à Justiça solicitando as providências cabíveis. Em resposta, o juiz Carlos Hamilton Bezerra Lima determinou a renovação do alvará de soltura que constava nos autos do processo e a imediata liberação do preso. ?Foi uma vitória para a comissão e para a sociedade como um todo, que pode continuar contando com a atuação da Ordem em defesa de seus interesses?, comemora Lúcio Tadeu.

Cosmo de Lima Monteiro foi preso em flagrante no dia 21 de agosto de 2011, em Teresina, sob a acusação de furto simples. O alvará de relaxamento da prisão foi expedido cerca de um mês depois, em 26 de setembro de 2011, mas não foi cumprido.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES