Justiça: Vara de Registros Públicos baixou mais de 2.600 processos em 2022

Para o Conselho Nacional de Justiça, um processo não pode ficar parado, sem movimentação, por mais de 100 dias.

Servidores da vara de registros públicos | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Vara de Registros Públicos de Teresina realizou a baixa e arquivamento de 2.687 processos no ano de 2022. No mesmo período, foram iniciados na unidade 1.128 ações judiciais. Em 2023, a Vara já realizou baixa e arquivamento de 687 processos. Além disso, a unidade judicial ultrapassou as metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça-CNJ e pela Corregedoria Geral da Justiça do Piauí no que se refere ao tempo de movimentação dos processos.

Para o Conselho Nacional de Justiça, um processo não pode ficar parado, sem movimentação, por mais de 100 dias. A Corregedoria Geral da Justiça do Piauí estabeleceu, como o maior tempo sem movimentação, 90 dias. Na Vara de Registros Públicos de Teresina, esse período é de, no máximo, 60 dias.

“Esperamos que até a metade do ano já estamos trabalhando com tempo máximo de 50 dias sem movimentação na secretaria. No gabinete, o processo mais antigo tem 20 dias. Fazemos um trabalho contínuo de gestão, que inclui o monitoramento diário das ações em tramitação na Vara, apoio aos servidores e motivação à equipe de secretaria e de gabinete. O resultado é a diminuição do acervo processual, a maior celeridade na tramitação dos processos e, por consequência, a satisfação da sociedade”, destaca a juíza Celina Maria Freitas de Souza Moura, titular da Vara de Registros Públicos de Teresina.

Servidores da Vara de Registros Públicos de Teresina (Divulgação)

Para a magistrada, imprimir cada vez mais celeridade aos atos da unidade judicial é contemplar os anseios sociais: “A maioria dos processos da Vara de Registros Públicos de Teresina nos chega através da Defensoria Pública, ou seja, são ações que envolvem pessoas hipossuficientes. Além disso, a competência da unidade está relacionada a processos de registro civil e de registros de imóveis, ou seja, são ações que impactam diretamente a vida das pessoas. Precisamos lançar a essas questões um olhar muito cuidadoso e fazer o nosso melhor, no menor espaço de tempo possível”, completa.

Guilherme Pierot, secretário da Vara de Registros Públicos de Teresina, revela a receita para alcançar esses resultados: “Nossa magistrada acompanha de perto, diariamente, as metas nacionais e locais e a nossa produção. Além de monitorar, ela nos incentiva, apoia e promove o entrosamento entre as equipes de gabinete e de secretaria. Todos nós trabalhamos com muito compromisso e com a certeza da ajuda dos colegas de unidade. Colher os frutos do nosso trabalho nos traz a felicidade de saber que estamos entregando uma prestação jurisdicional de alta qualidade à população, cumprindo nosso dever e contribuindo para elevar os resultados do Tribunal”, pontua.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES