Ligações clandestinas prejudicam abastecimento de água em Teresina

Águas de Teresina alerta sobre os prejuízos que a prática pode causar para os usuários regulares e para a contaminação da rede

Ligações clandestinas prejudicam abastecimento de água em Teresina | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dados do Sistema Nacional de Indicadores sobre Saneamento (SNIS) apontam que, em 2018, o Brasil perdeu 38,45% de volume de água na distribuição. Ou seja, para cada 100 litros de água produzida no Brasil, 38 foram perdidos diariamente, o que equivale a 7,1 mil piscinas olímpicas de água perdidas todos os dias. Entre as causas de perda estão as ligações clandestinas e roubo de água, popularmente conhecidas como “gato”.

De acordo com o diretor executivo da Águas de Teresina, Fernando Lima, as ligações clandestinas impactam negativamente toda a cidade. “A ligação clandestina eleva consideravelmente o índice de perdas. Acaba prejudicando a pressão da água no sistema de distribuição e, consequentemente, a eficiência do abastecimento para os usuários que pagam regularmente pelo serviço”, destaca.

As ligações clandestinas impactam negativamente toda a cidade - Foto: AscomFernando explica que, quando um usuário utiliza a água de forma irregular, acaba consumindo cinco vezes mais água do que um usuário regularizado. E, além de ocasionar problemas no abastecimento da região, o furto de água também pode provocar risco de contaminação em virtude das intervenções indevidas na rede por pessoas sem conhecimento técnico.

Monitoramento da rede

Com o objetivo de aprimorar a eficiência operacional, com o aperfeiçoamento dos serviços prestados à população, a Águas de Teresina tem investido no monitoramento contínuo da rede de abastecimento para evitar perdas, desperdícios e também as ligações clandestinas.

Para identificar furtos de água, a concessionária faz uma análise sistêmica de todos os clientes, com a verificação de comportamento de consumo e, quando necessário, envia uma equipe técnica especializada para fazer as verificações constantes nas ligações de água. Em casos mais graves, a polícia é acionada para atuar na ocorrência e punir criminalmente o responsável.

Furto de água é crime

Além de prejudicar a população como um todo, o furto de água é uma prática criminosa passível de penalidade. Popularmente conhecido como “gato”, o furto de água leva o usuário a responder criminalmente pela infração, uma vez que a ação é considerada furto qualificado, de acordo com o artigo 155 do Código Penal.

Entretanto, é comum encontrar pessoas que ignoram a lei e cometem irregularidades no consumo. Entre as práticas mais comuns estão: danos no hidrômetro, violações de corte, desvios da água antes do hidrômetro, ligações clandestinas direto na rede de abastecimento, entre outras ações que visam obter o abastecimento de forma fraudulenta.

Em situações de irregularidades como estas, a denúncia pode ser feita, de forma anônima, pelos canais oficiais da empresa (0800 223 2000 ou WhatsApp 98124-3199), bem como usuários que identificarem problemas em sua ligação de água, também devem entrar em contato para informar a situação e solicitar a regularização. Nestes casos, não há nenhum tipo de penalidade ao cliente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES