Perigo na estrada: Lombadas fazem vítimas na PI 130

As lombadas que estão sendo construídas teriam trazido resultados positivo, , se não fosse a má sinalização e obras inacabadas no local.

TRANSTORNO | Restos de material de construção são deixados na pista. | Reprodução Jornal MN
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Antônio Francisco de Araújo estava no auge da idade. Gostava de jogar futebol e sair com os amigos. Mas um acidente de trânsito o vitimou na última sexta-feira, na PI 130, ao passar por uma lombada próximo ao Povoado Cacimba Velha. Segundo amigos e familiares, o acidente poderia ser evitado se não fosse a falta de sinalização da estrutura que ainda está sendo construída.

Este não foi o primeiro acidente e talvez não será o último por causa das lombadas que estão sendo construídas na PI 130, estrada que liga Teresina a Nazária. Quem mora perto da via presencia frequentemente uma série de acidentes e até mortes em virtude dos obstáculos.

As lombadas que estão sendo construídas com o objetivo de diminuir a velocidade dos veículos que passam pela pista e garantir a segurança da população teriam trazido resultados positivos se não fosse a má sinalização e obras inacabadas no local.

No Povoado Cacimba Velha, duas lombadas que começaram a ser construídas há pouco mais de um mês tiveram a estrutura erguida em apenas um dos lados da pista. Se não fosse o bastante, além da demora para a conclusão da obra, restos do material ainda se encontram obstruindo a passagem.

Agora, a sinalização existe, mas até a última semana os próprios moradores precisavam improvisar com galhos para evitar mais acidentes. O risco de fato é grande, sobretudo pela sinalização. Placas avisando as lombadas existem, no entanto, segundo populares ainda é insuficiente para a visibilidade dos condutores.

?Eu já vi três pessoas caindo ali. E assim que colocaram as lombadas não tinha nem sinalização. Agora, mesmo com a sinalização, à noite aqui fica muito escuro e quase não dá para ver. Um dia desses, para não bater de frente com um carro, um caminhão passou por cima e saiu arrebentando tudo. A sorte é que não fez vítimas?, comenta Rosalda Soares, proprietária de um restaurante em frente a PI 130.

Em um trecho mais próximo a Teresina, um outro problema. As chuvas e o fluxo intenso de veículos, principalmente de carga, fizeram ceder parte do asfalto em cima de uma lombada. Apesar da sinalização de que há o obstáculo, a saliência na pista tem provocado vários prejuízos aos condutores. À noite, a dificuldade de avistar o problema é ainda maior, pois quem passa em alta velocidade, por mais que reduza para passar pelo local, não consegue frear a tempo para evitar colidir com chão.

?Tem quase dois meses que está assim. Eu, que tenho que passar diariamente aqui, sei o perigo que é. Imagine quem não passa com frequência?, comenta Raimundo da Costa. Os mais cuidadosos fazem manobras, muitas vezes arriscadas, pela pista contrária, procurando maneiras de não prejudicar o veículo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES