Macaco em extinção é encontrado em apartamento por fiscais do Ibama

De acordo com técnicos do Ibama, macacos da espécie Cuxiú-Preto -que está em extinção- tendem a entrar em depressão quando ficam sozinhos

Macaco em extinção | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um macaco Cuxiú-Preto, espécie rara e em extinção, foi apreendido nesta sexta-feira (4) por uma equipe de fiscais do Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais Renováeis (Ibama), em um apartamento no Centro de Vitória.

Segundo o Ibama, por viver em cativeiro há mais de dez anos, o primata não poderá passar pelo processo de reintrodução à natureza.

De acordo com técnicos do Ibama, macacos da espécie Cuxiú-Preto -que está em extinção- tendem a entrar em depressão quando ficam sozinhos em cativeiro. O proprietário do animal foi multado em R$ 5 mil.

O macaco não será levado para o Centro de Estudos e Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), em Aracruz (ES), como ocorre com outros animais aprendidos pelo Ibama. Ele deve permanecer ainda 15 dias com o dono, que o mantinha em casa de forma irregular, e depois ser levado para o Centro Nacional de Primatas, no Pará.

No local, o animal vai receber cuidados para ser reintroduzido à Natureza. A adaptação com o Caxiú-Preto é complexa, pois será necessário que ele passe a integrar um grupo de macacos da mesma espécie para que a soltura seja realizada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES