Madeira dos “Direitos Humanos” era usada para torturar presos

O objeto de madeira supostamente era usado em sessões de espancamento.

Avalie a matéria:
|

Dois agentes prisionais acusados de agredir e torturar presos no Interior do Ceará foram afastados de suas funções por ordem da Controladoria Geral de Disciplina da Segurança Pública e do Sistema Penitenciário. Ambos estariam usando um equipamento de madeira com a inscrição ?DH?, supostamente referente a ?Direitos Humanos?, em agressões contra os internos de uma unidade penal.

As denúncias se referem à Penitenciária Industrial Regional de Sobral (Pirs), na região Norte do Ceará, a 230 quilômetros de Fortaleza. Os fatos vinham sendo apurados pela Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) e, na semana passada, também foi instaurado na Controladoria Geral de Disciplina do Governo do Estado um processo administrativo-disciplinar contra os dois agentes acusados.

A investigação da Sejus lista termos de declarações dos detentos indicando que um ?objeto grande de madeira? com as consoantes D e H eram usadas em sessões de espancamento. No fim de março a Coordenadoria do Sistema Penal (Cosipe) recomendou à direção da Pirs o afastamento cautelar dos dois agentes. A solicitação foi acolhida pela própria secretária da Justiça e Cidadania, Mariana Lobo.

Dois dias após o pedido de afastamento, ainda em março, o objeto de madeira supostamente usado em sessões de espancamento foi encontrado no interior da Pirs. A apreensão foi feita emcumprimento a um mandado de busca expedido pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Sobral.

O controlador-geral de Disciplina, Servilho Silva de Paiva, ordenou a instauração de procedimento para apurar os fatos. A decisão também prevê o afastamento dos dois servidores. Também foi determinada a comunicação da decisão à Sejus.

Dados da Sejus referentes ao ano passado indicam que a Penitenciária de Sobral estava superlotada. À época, segundo a secretaria, a penitenciária comportava 528 presos ? 28 a mais que a sua capacidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES