Mais de 7.184 famílias de Timon estão cadastradas na Tarifa Social; saiba como

O cadastro da Tarifa Social pode ser realizado na loja de atendimento da Águas de Timon.

Avalie a matéria:
Águas de Timon já cadastrou mais de 7.184 famílias na Tarifa Social. | Reprodução

“É uma felicidade enorme ter um desconto a mais no nosso dia a dia. Desde quando ouvi pela primeira vez sobre a Tarifa Social, fui atrás de me cadastrar e hoje estou muito alegre, muito satisfeita em ter esse desconto na minha fatura de água e que ajuda tanto minha família e o orçamento no final do mês para poder comprar mais coisas essenciais para nossa casa, melhorar a alimentação e comprar os remédios para minha filha”. Esse é o relato da Dona Eliude Pereira, 43 anos, dona de casa e moradora do Bairro Parque Jóia em Timon e cadastrada na Tarifa Social.

Dona Eliude faz parte das mais de 7.184 famílias atualmente inscritas na Tarifa Social até início de 2024, e que é um importante instrumento de benefício aos moradores carentes do município. Por meio dele, os usuários recebem desconto de 50% no valor mensal da fatura de água e esgoto. Neste ano de 2024, a Águas de Timon avançará no cadastro de novas famílias com a realização de mutirões e parcerias com órgãos públicos municipais.

Conhecido como o programa que concede desconto de 50% no pagamento das faturas de água e esgoto, a Tarifa Social é um benefício que tem como propósito a inclusão social, favorecendo famílias em situação de vulnerabilidade social com a aplicação de uma tarifa diferenciada. Em Timon, esse benefício possibilita que o cliente de baixa renda obtenha um desconto de 50% no valor da sua conta de água e esgoto.

Esgotamento Sanitário e Tarifa Social

É importante destacar também que os inscritos no Programa da Tarifa Social também ganham desconto no valor na conexão do imóvel com a rede de esgoto, pagando apenas 50% do valor. Para isso, a Águas de Timon tem intensificado a busca ativa de moradores aptos ao benefício que tem possibilitado o acesso aos serviços de saneamento básico – essenciais para promoção de saúde e qualidade de vida.

“O programa da Tarifa Social da Águas de Timon, é um programa que dá esse desconto oportuno para diversas famílias que são de baixa renda, garantindo mais dignidade no acesso à água tratada, e oportunizando mais opções para garantia do saneamento para toda essas famílias, com desconto que pode ajudar financeiramente no final do mês a cada um dos timonenses cadastrados. É mais acesso a saneamento básico, mais economia, mais dignidade", destaca o diretor presidente da Águas de Timon, Jacy Prado.

Critérios e como se cadastrar

Para ter acesso à Tarifa Social, a família deve preencher aos seguintes requisitos: ter economia obrigatoriamente classificada como residencial; consumir no máximo 20 m³ de água (20 mil litros) por mês; não ultrapassar em 200 Kwh/ mês o consumo de energia elétrica; possuir renda familiar per capita não superior a um salário mínimo; ser inscrito no Cadastro Único para programas sociais (Cadúnico); não possuir fonte alternativa de água; ser proprietário de um único imóvel; além de não possuir débitos com a Águas de Timon.

Os interessados em solicitar o benefício devem ser o titular da matrícula e apresentar documento de identificação oficial com foto, CPF, Cartão Cidadão ou Número de Identificação Social (NIS), conta de água e de energia atualizada, Carteira de Trabalho e Previdência Social; documento do imóvel (se for alugado: declaração ou contrato de aluguel; se for próprio: registro do imóvel ou carta de aforamento; no caso de imóvel financiado: contrato de financiamento). Em caso de doença crônica, o usuário deverá apresentar laudo médico.

O cadastro da Tarifa Social pode ser realizado na loja de atendimento da Águas de Timon, localizada na avenida Presidente Médici, 718, Parque Piauí ou através da Central de Atendimento (por whatsapp ou ligação) no número 0800 595 8888.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES