Maranhão tem 4 cidades que podem deixar de existir

Além da quantidade de habitantes, a iniciativa incorpora as cidades que apresentam arrecadação própria inferior a 10% da receita total.

Nova Iorque do Maranhão | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dos 217 municípios do Maranhão, pelo menos quatro têm menos de 5 mil habitantes e pelo pacote apresentado pelo Governo Federal, dentro do Pacto Federativo, podem deixar de existir. As mudanças fazem parte de uma das três Propostas de Emenda Constitucional (PECs).

Pelo número mínimo de habitantes proposto no pacto, Nova Iorque (4.683 habitantes), São Pedro dos Crentes (4.668 habitantes), São Félix de Balsas (4.585 habitantes) e Junco do Maranhão (3.432 habitantes) seriam incorporados a municípios vizinhos.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 1.254 municípios com menos de 5.000 habitantes. Isso equivale a 22,5% do total de 5.570 municípios brasileiros (incluindo o Distrito Federal). A extinção dos municípios que tivessem dentro desses requisitos aconteceria a partir de 2026, caso a PEC do Pacto Federativo seja aprovada. Atualmente, o Brasil tem 5.570 municípios. (Com informações de O Imparcial)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES