Mato toma conta de calçadas na zona Sul de Teresina

Moradores dos bairros Areias e Santa Fé, na zona Sul de Teresina, estão convivendo com mato alto nas calçadas que chegam a invadir a Avenida José Nilo.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os moradores da Avenida José Nilo de Pádua Fortes, que dá acesso aos bairros Areias e Santa Fé, zona Sul de Teresina, reclamam da falta do serviço de capina. De acordo com os residentes da região, o mato alto acumula lixo e dificulta, em certos trechos, a travessia dos pedestres. Os residentes do local ainda convivem com água parada que sempre ocorre nesta época por conta das chuvas, aumentando o risco de arboviroses.

Crédito: José Alves Filho

O motorista Lindomar Augusto reside na avenida há 17 anos e, segundo ele, a Prefeitura ainda não fez o serviço de capina. "O vizinho foi multado porque estava com um pouco de areia na calçada dele, então para punir a Prefeitura está em cima, agora na hora de cumprir com o serviço, você pode ver as ruas cheias de mato e sem contar o acúmulo de lixo aqui atrás, que tem material de construção, dejetos de animais", protesta o morador. 

O mato alto já alcança o pavimento asfáltico, fazendo que os moradores se arrisquem caminhando no meio da pista. "Aqui nem parece cara de avenida, o recapeamento asfáltico tem mais de 15 anos e é uma via onde passam os ônibus", observa Lindomar Augusto. 

A equipe de reportagem esteve no local e viu, de perto, as condições lamentáveis que se encontra a via. Há buracos, mato em frente às casas, e juntamente com água acumulada que deveria ser direcionada ao esgoto, aumenta a proliferação de doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, causador da Chikungunya, Zika e dengue.

Crédito: José Alves Filho

O cabeleireiro Manoel Messias se sente incomodado com as condições da via e alega que, até o momento, nesta parte do bairro, o mato não foi retirado. "As equipes de limpeza ainda não passaram por aqui, inclusive porque estamos de olho, o mato está alto e incomoda. Resido aqui há 15 anos e sou atento ao que acontece nessa parte", disse. 

O ouvinte da Rádio Jornal MN (90,3 FM), Reginaldo Lopes, enviou mensagem reclamando da situação. "A terceirizada da Prefeitura fez a capina na minha rua, no bairro Santa Fé, e deixou uma quantidade de lixo em frente a minha casa. Está com um mês e eles não vieram recolher", reclama o morador. 

Limpeza

A Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sul (SDU/Sul), da Prefeitura Municipal de Teresina,      informou que as equipes fizeram um amplo trabalho de limpeza no Santa Fé, no último dia 9 de fevereiro de 2019. Em média, o tempo de retorno é de 60 dias, mas qualquer demanda pode ser solicitada através do    telefone (86) 3216-4441.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES