Meteorologia aponta nova probabilidade de ciclone extratropical no Sul do país

O ciclone extratropical que se formará na costa gaúcha na terça-feira trará uma mudança abrupta no clima ao longo da semana, afetando também outras regiões

Avalie a matéria:
Ciclone | Reprodução

Nesta terça-feira (26), começará a se desenvolver um novo ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul, devido a um sistema de baixa pressão localizado no Centro-Leste do estado. Esse sistema já está provocando temperaturas baixas e chuvas intensas na região.

As temperaturas permanecerão em níveis baixos durante o dia. Em Porto Alegre e nas áreas circundantes da região metropolitana, a temperatura máxima atingirá os 20°C. São esperados cerca de 70 milímetros de precipitação na capital, enquanto em outras localidades a quantidade de chuva será ainda mais significativa.

O ciclone extratropical que se formará na costa gaúcha na terça-feira trará uma mudança abrupta no clima ao longo da semana, afetando também as regiões Sul e Sudeste. Entretanto, Santa Catarina e Paraná experimentarão um dia mais quente, com máximas previstas de 30°C e 31°C, respectivamente.

Leia Mais

No Sudeste, a terça-feira será mais quente do que a segunda-feira (25) em São Paulo e no Rio de Janeiro, que tiveram um breve respiro após as altas temperaturas do fim de semana. Minas Gerais, por outro lado, registrou um novo recorde, alcançando 38,5°C, mas agora está previsto um aumento ainda maior nas temperaturas.

No Centro-Oeste, o calor persiste e até se intensifica. Mato Grosso do Sul terá uma máxima de 38ºC, enquanto Goiás chegará a 39ºC. Mato Grosso, por sua vez, se aproximará de seu recorde de temperatura, atingindo 43ºC nesta terça-feira, podendo até mesmo superar os 44ºC nos próximos dias.

O interior do Nordeste e parte do Norte também enfrentarão calor intenso e um clima bastante seco. Piauí e Tocantins verão os termômetros ultrapassarem os 40°C. Na faixa que se estende do Amazonas ao Pará, são esperadas temperaturas acima de 35ºC, com uma pequena possibilidade de chuvas isoladas. Por outro lado, o litoral nordestino desfrutará de temperaturas mais amenas, em torno dos 28°C, como tem sido observado nas últimas duas semanas.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES