Militares são capacitados para atuar no combate ao Aedes aegypti

O curso acontece nos dias 15 e 19 de dezembro

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Exército Brasileiro vai mais uma vez atuar como aliados da Prefeitura de Teresina no combate ao Aedes aegypti, transmissor da zika, dengue e chikungunya. Para isso, os militares do 2º Batalhão de Engenharia de Construção (2º BEC) passarão por uma capacitação para dar suporte aos agentes de endemia na capital.

O curso acontece nos dias 15 e 19 de dezembro, a partir das 8h da manhã, no auditório do 2º BEC. “Serão capacitados 210 militares, que irão atuar na orientação preventiva e na identificação e eliminação de criadouros do mosquito”, informa Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS), que ministrará a capacitação.

As aulas serão divididas em dois momentos. “Pela manhã explanaremos a parte teórica e no turno da tarde vamos para a prática. Próximo ao BEC vamos fazer um trabalho de busca de possíveis focos do mosquito para que eles vejam em campo como será o trabalho junto à população”, explica Oriana Bezerra.

A participação do Exército na luta contra o Aedes aegypti foi uma solicitação do Ministério da Saúde, em antecipação à chegada do período chuvoso, que se caracteriza pelo aumento dos casos de dengue, zika e chikungunya. “Como integrante da sociedade, o exército está à disposição para colaborar e minimizar os problemas causados pelo mosquito”, disse o Tenente-Coronel do 2º BEC, Alessandro da Silva.

O Aedes aegypti caracteriza-se pela reprodução em água parada, mesmo em pequenos volumes. Por isso, é importante a eliminação de todo e qualquer material com capacidade de acumular água. “A população pode nos ajudar tomando cuidado para não acumular lixo em suas casas e arredores”, diz a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba. “Juntos podemos vencer esta guerra”, finaliza. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES