Ministério confirma 677 casos de sarampo em seis estados do Brasil

Amazonas e Roraima lideram com maior número de infecções.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Saúde atualizou o número de casos de sarampo no Brasil, que foram 677 casos registrados até a última terça-feira (17) em seis estados: Amazonas, Roraima, Rondônia, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O que mais impressiona e preocupa nesses números são os casos em que ainda estão sendo investigados: chegou a 2.724.

O Brasil enfrenta atualmente dois surtos da doença, em Roraima e no Amazonas. De acordo com o governo, eles estão relacionados à importação de casos de outros países. "Isso ficou comprovado pelo genótipo do vírus (D8) que foi identificado, que é o mesmo que circula na Venezuela", aponta o ministério.

Casos registrados de Sarampo no país

ESTADO NOTIFICADOS CONFIRMADOS EM INVESTIGAÇÃO DESCARTADOS
AM 3.120 444 2.529 147
RR 414 216 160 38
RO 1 1 - -
SP 1 1 - -
RJ 40 7 33 -
RS 10 8 2 -

Fonte: Ministério da Saúde

A região Norte lidera o número de casos, especificamente  o Estado de Amazonas, com 3.120 casos notificados e 444 confirmados. O Ministério da Saúde acredita que vá conseguir controlar os surtos, mas diz que o aumento das taxas de vacinação é importantíssimo para garantir o controle. O país enfrenta as baixas coberturas vacinais da poliomielite, juntamente com a do sarampo.

No mundo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou nesta terça uma alta no número de casos registrados da doença em todo o mundo. A baixa cobertura vacinal em alguns países, como o Brasil, contribuiu para volta da doença, que foram 173.330 casos no planeta, um aumento de 41 mil casos em apenas um ano.

Cerca de 85% das crianças foram vacinadas com a primeira dose da vacina contra o sarampo no primeiro ano de vida em todo o mundo, através dos serviços de saúde de rotina e 67% com uma segunda dose.

Conforme o relatório da OMS, os níveis de cobertura permanecem bem além da cobertura de imunização contra o sarampo recomendada pela organização, que é de pelo menos 95% para prevenir surtos, evitar mortes evitáveis e alcançar metas de eliminação regional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES