Ministério da Saúde cancela divulgação de matriz de isolamento

Na última segunda, ministro apresentou esboço de diretriz mas não forneceu informações detalhadas sobre o plano

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Saúde decidiu cancelar a coletiva de imprensa que detalharia a matriz de isolamento proposta pelo governo para estados e municípios. Na segunda-feira, o ministro da saúde, Nelson Teich apresentou um esboço das diretrizes, que previa cinco estágios e afirmou que o detalhamento seria feito nesta quarta. Sete minutos antes do início da coletiva de imprensa, no entanto, o órgão divulgou aviso de que a reunião foi cancelada.

De acordo com a mensagem enviada aos jornalistas,  o" Ministério da Saúde aguarda a pactuação da estratégia de gestão de riscos junto a estados e municípios."

 Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo 

A "pactuação" mencionada pela pasta no aviso de cancelamento da entrevista coletiva tem sido apontada por secretários estaduais de saúde como um empecilho para a divulgação das diretrizes. Na semana passada, uma vídeoconferência entre o ministro e representantes do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) gerou atritos depois que os gestores locais se recusaram a endossar a proposta apresentada pelo governo federal. Entre os motivos alegados pelos gestores estava a falta de comprometimento do ministro em se manifestar publicamente a favor das medidas de distanciamento social implementadas pelos estados.

Nas últimas semanas, o isolamento de Teich tem sido evidente. O ministro não tem recebido apoio dentro da pasta e tampouco junto à opinião pública e a gestores estaduais e municipais. Na área técnica do ministério, a visão é de que Teich tem sua atuação "tutelada" pelos militares que foram nomeados para a pasta.

O Palácio do Planalto não comentou o motivo do cancelamento da divulgação da matriz.Previsão:Mortes por Covid-19 no Brasil devem chegar a quase 90 mil até agosto, diz estudo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES