Ministério garante força tarefa na Saúde para a ampliação da rede de reabilitação

A proposta é que a cidade de Teresina seja um ponto de atendimento de alta complexidade

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As principais instituições governamentais da saúde piauiense estiveram reunidas na tarde desta quinta-feira, 12, em Brasília, no Ministério da Saúde. Na pauta, o governador Wellington Dias tratou da ampliação da Rede de Reabilitação para Pessoas com Deficiência. O ministro Arthur Chioro recebeu a comitiva piauiense, garantiu todo o apoio e autorizou a sua equipe a dar as soluções necessárias.

A proposta é que a cidade de Teresina seja um ponto de atendimento de alta complexidade, indo para o C4, que são as quatros principais clínicas para deficiências (auditiva, visual, física e mental) e ampliar para mais quatro regiões do Estado. "Foi uma reunião muito proveitosa é positiva. Uma equipe do Ministério irá ao Piauí para uma avaliação rápida, visando ampliar o atendimento", declarou o secretário de Saúde do Estado, Dr Francisco de Assis Costa.

Parnaíba, a segunda maior região em população, deve ser atendida. Uma emenda da deputada Rejane Dias (PT-PI), no valor de R$ 5 milhões, possibilitará a instalação de uma base de reabilitação no nível C 4, em parceria com a Prefeitura Municipal. A cidade de Picos também será contemplada, pois já foi autorizado e, após a aprovação do Orçamento, será viabilizado numa parceria do governo coma iniciativa privada.

Outro tema importante foi o da oncologia, visando aumentar o teto de Teresina em cerca de R$ 800 mil. "Os secretários de Saúde apresentaram estudos que indicam a necessidade dessa ampliação para garantir o atendimento humanizado a todos os pacientes, independente do estado de origem, e também o início da descentralização  do atendimento oncológico para cidades como Parnaíba e Picos", declara o governador, acrescentado que a capital poderá ter mais uma base de apoio ao tratamento oncológico no Hospital Universitário.

A equipe também apresentou as soluções para o Hospital Materno Infantil e o Hospital de Alta Complexidade em Picos, e tratou sobre investimentos em Floriano, Parnaíba e Bom Jesus. Buscou-se ainda alternativa para um acelerador nuclear que a princípio seria destinado ao Hospital São Marcos, mas, por uma questão física, poderá ir para o Hospital de Urgência.

O governador do Piauí, Wellington Dias; a deputada federal Rejane Dias; a senadora Regina Sousa; os secretários estadual de Saúde, Dr Francisco Costa, e de Justiça, Daniel Oliveira; o superintendente de Representação do Piauí em Brasília, Assis Neiva; o secretário de Saúde de Teresina, Aderivaldo Andrade; o superintendente executivo do CEIR, Dr Francisco Alencar; e o secretário estadual de Inclusão da Pessoas com Deficiência, Mauro Eduardo, participaram da audiência.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES