Mobilização marca Dia Nacional da Não Violência em Teresina

O ato faz parte das comemorações pelo Dia da Não Violência

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Militar do Piauí (PM/PI), o Departamento de Trânsito do Piauí (Detran-PI), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Pelotão Mirim se reuniram, na manhã desta sexta-feira (29), no cruzamento das avenidas Frei Serafim e Miguel Rosa para conscientizar a população da importância de se prevenir a violência. O ato faz parte das comemorações pelo Dia da Não Violência, celebrado neste sábado (30). A Secretaria da Saúde (Sesapi), a Cedrogas, o Ciptran e a Associação dos Motociclistas também integram a ação.

Arão Lobão, diretor-geral do Detran, ressaltou a necessidade de ter um trânsito mais seguro, especialmente neste período de Carnaval. “A meta é minimizar os acidentes no litoral, na capital e no interior do estado, com ações educativas para garantir menos violência e salvar mais vidas”, explicou o diretor, destacando que o Departamento de Trânsito vai realizar fiscalizações em todo o estado no período carnavalesco.

A participação das crianças do Pelotão Mirim foi citada por Arão Lobão como essencial para que a conscientização atinja as crianças. “Uma das ações da Escola Piauiense de Trânsito é a realização de palestras nas escolas públicas e privadas para transmitir desde cedo a importância de se ter um trânsito mais seguro e sem violência”, informou o diretor.

O responsável pela ação, major Edwaldo Viana, explicou que o trabalho é mais educativo do que repressivo. “A PM está com 90% da sua tropa na rua, com blitz educativas e repressivas. O objetivo é dar segurança à população”, explicou o major.

Operação Presença

Edwaldo Viana informou que a PM está colocando viaturas em pontos estratégicos da cidade onde as ocorrências são mais frequentes. Os veículos que atuam na operação contam com número de telefone e uso do aplicativo WhatsApp, para facilitar o acesso da população. “A medida agiliza o trabalho ostensivo da PM, facilitando a apreensão de criminosos”, explicou Viana.

Segundo o major, o uso do aplicativo é uma novidade na PM do estado e as viaturas, ao receber as demandas, repassam ao Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) para garantir que as chamadas por WhatsApp constem nas estatísticas da PM. “A demanda aumentou com o uso do aplicativo, que fortaleceu a Operação Presença”, declarou Edwaldo Viana.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES