SEÇÕES

Morre Mario Adler, ex-presidente da Estrela e criador do Dia das Crianças

O sepultamento está marcado para este domingo (1º), no Cemitério Israelita do Butantã, na zona oeste da capital paulista.

O empresário Mario Adler, que fundou a Estrela | — Foto: Divulgação/Conib
Siga-nos no

O empresário Mario Adler, ex-presidente da Brinquedos Estrela e responsável por criar o Dia das Crianças no Brasil, morreu na sexta-feira (30), em São Paulo, aos 86 anos. A causa da morte não foi divulgada.

O sepultamento está marcado para este domingo (1º), no Cemitério Israelita do Butantã, na zona oeste da capital paulista.

HISTÓRIA

Filho dos imigrantes judeus alemães Sigfried e Lizelote Adler, fundadores da Estrela, Mario deu continuidade à trajetória da família e esteve à frente da empresa até 1993, quando a vendeu. Sob sua gestão, a Estrela se consolidou como uma das principais fabricantes de brinquedos do país.

Além da carreira empresarial, Adler teve atuação destacada em ações filantrópicas e foi voluntário em diversas instituições. Também integrou a Confederação Israelita do Brasil (Conib), onde exerceu cargos de liderança. Em nota, a entidade lamentou a perda: "Foi empresário incansável em sua atividade, líder comunitário e figura de grande destaque também na filantropia".

Mario Adler é reconhecido por ter idealizado a campanha que deu origem ao Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro. Em entrevista ao Estadão, em 2017, ele relembrou que a proposta nasceu como uma estratégia comercial. “Acreditávamos que seria uma ação de marketing interessante para incrementar os negócios, mas não tínhamos a menor noção da importância que iria adquirir com o tempo”, afirmou à época.

LEGADO

Segundo registros do Memorial da Imigração Judaica, os pais de Mario deixaram a Alemanha na década de 1930, após a ascensão do regime nazista. Chegaram ao Brasil em 1937 e iniciaram a vida vendendo tampas de garrafa, até que surgiu a oportunidade de adquirir uma pequena oficina de bonecas de pano — origem da futura Brinquedos Estrela. O nome da empresa veio de "Estrella", grafia antiga usada pela oficina instalada em um sobrado, que, curiosamente, funcionava acima de uma escola de samba.

Mario Adler deixa um legado marcado pelo empreendedorismo, pela contribuição ao comércio nacional e pelo trabalho comunitário.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também