MP fará 800 audiências de violência contra a mulher até dia 24

Ações são dentro do projeto Semana da Justiça Pela Paz em Casa.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cerca de 800 audiências de processos de violência doméstica e familiar contra a mulher serão realizadas até o dia 24 de agosto em todo o Piauí. O mutirão de audiências , iniciado na segunda-feira (20), faz parte da 11ª Semana da Justiça Pela Paz em Casa, que acontece em todo o país, no âmbito do poder Judiciário.

Na capital, onde existe o maior número de processos, com quase 10 mil no Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Teresina, serão realizadas 253 audiências, com a atuação de seis juízes, doze promotores de Justiça, entre eles: Amparo Paz, Francisco de Jesus, Raquel Galvão, Márcio Carcará, Maurício Verdejo, Danilo Henriques, Afonso Aroldo, Maurício Gomes, Maria Eugênia Bastos, Carlos Rogério, Edilvo Santana e Ari Martins, e defensores públicos, no Fórum Cível e Criminal e no Sesc Ilhotas.

“Em todos estes anos que ocorrem as semanas, já realizamos mais de 3 mil audiências e o resultado tem sido muito bom para o desafogamento dos processos”, afirma o juiz titular do Juizado, José Olindo Gil Barbosa.

Segundo a promotora Amparo Paz, titular da 10ª Promotoria de Justiça – órgão de execução do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (Nupevid), o projeto é importante para dar uma resposta positiva à vítima. 

“Com essa pronta resposta, as vítimas serão multiplicadoras da Lei Maria da Penha. Elas irão encorajar outras mulheres a denunciar, pois a denúncia é primordial para que o crime não progrida. Desde o primeiro xingamento e ameaça, a mulher deve denunciar para que essa agressão não passe para lesão corporal e para o feminicídio, que é o ápice da violência contra a mulher”, finaliza a promotora.

O coordenador do NUPEVID, o promotor de Justiça Francisco de Jesus, ressalta a contribuição que a iniciativa tem para o combate à violência contra mulher. "O Ministério Público do Piauí participa ativamente de todas as ações desenvolvidas durante a Semana da Justiça Pela Paz em Casa, pois entende que são ações essenciais tanto para instrução e julgamento dos processos que envolve a violência contra a mulher, como para conscientização da sociedade na erradicação da cultura machista e sexista. Nós somos aliados do Tribunal de Justiça e estamos participando de forma a trazer resolução aos processos abrangidos pela Lei Maria da Penha", disse. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES