MP-PI quer melhorias no hospital do bairro Santa Maria da Codipi

Relatórios apontavam irregularidades na unidade, segundo MP.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A 29ª Promotoria de Justiça de Teresina ingressou com ação civil pública contra a Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) com pedido de tutela antecipada para que os órgãos da Prefeitura de Teresina (PMT) promovam melhorias no funcionamento e estrutura do Hospital Mariano Gayoso Castelo Branco – Santa Maria da Codipi.

Segundo o promotor de Justiça Eny Marcos Vieira Pontes, autor da ACP e titular da 29ª PJ, diversos relatórios encaminhados à Promotoria, apontavam irregularidades na unidade de saúde. O Corpo de Bombeiros, por exemplo, enviou através do ofício nº 13/2016-DE, relatório de vistoria que apresentava as seguintes irregularidades: ausência de projeto aprovado nos sistemas de proteção contra incêndio, ausência de plano de emergência, ausência de brigada de incêndio, ausência de sistema de proteção contra descargas atmosféricas.

Na ACP, o membro do Ministério Público afirma que a impetração da ação se fez necessária por conta das "recorrentes e generalizadas irregularidades quanto à estrutura física e de funcionamento, para compelir o gestor responsável a dispensar os esforços necessários a adequação do Hospital", disse o promotor de Justiça.

Dentre os pedidos de melhorias solicitadas pelo Ministério Público Estadual estão: a revisão das instalações elétricas, acabamentos das portas e trincos; lençóis de cama nas enfermarias feminina e masculina; conserto ou troca de armários danificados e outras medidas.

Se julgado procedente o pedido do MP, e caso o gestor da FMS/PMT não proceda com as melhorias, a instituição ministerial requer a aplicação de multa diária no valor de R$ 10 mil reais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES