Ministério quer reduzir tarifa em 14 municípios do Piauí

Ministério Público Estadual solicitou através de ofício ao governador Wilson Martins a alteração no decreto

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apesar do governador Wilson Martins (PSB) ter determinado à Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz) a realização de estudo imediato de desoneração de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) relativo ao combustível utilizado por empresas de transporte coletivo de Teresina, o Ministério Público Estadual quer celeridade no processo.

O promotor Fernando Santos solicitou ainda, através de ofício ao governador, a alteração no decreto que regulamenta o direito à tarifa diferenciada na Grande Teresina, estabelecendo, no mínimo, 30% de desconto.

Desde o ano passado, o Governo do Estado se comprometeu a realizar estudos sobre o impasse referente ao valor da passagem de ônibus para os usuários do sistema de transporte semiurbano para a população de 14 municípios piauienses e Timon, no Maranhão.

De acordo com Fernando Santos, o objetivo do MP é o cumprimento do artigo 43 da Lei Estadual nº 5.860/2009, que garante o direito à tarifa diferenciada para a Grande Teresina.

?Em dezembro de 2012, sugerimos ao Governo do Estado que alterasse o decreto que regulamenta o direito à tarifa diferenciada, estabelecendo, no mínimo, 30% de desconto.

O Governo pediu um prazo para estudar a proposta. Em janeiro deste ano, já em nova audiência, o governo pediu novo prazo e, até o momento, não apresentou os estudos sobre a possibilidade de alteração do decreto?, afirmou Santos.

Caso o valor diferenciado da passagem entre em vigor, serão beneficiados os moradores dos seguintes municípios: Altos, Beneditinos, Coivaras, Curralinhos, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Miguel Leão, Monsenhor Gil, Teresina, Nazária, União, Pau D?arco e Timon (MA).

O governador Wilson Martins tem 15 dias para dar um retorno ao Ministério Público Estadual sobre os estudos da tarifa diferenciada.

Para o promotor, a população da Grande Teresina é a maior prejudicada com o atraso dos estudos sobre o valor da tarifa diferenciada. ?Os habitantes dos municípios que compõem a Rede Integrada de

Desenvolvimento da Grande Teresina que, diariamente, utilizam o transporte semiurbano para se deslocar para Teresina são os mais prejudicados pelo não cumprimento do direito à tarifa diferenciada. Por isso a necessidade de resolvermos esse impasse com a maior brevidade?, disse Fernando Santos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES