Navio português de 400 anos é ‘descoberta da década’ dos mares

Arqueólogos encontram navio centenário na costa portuguesa.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Segundo anúncio de especialostas nesta segunda-feira (24), arqueólogos encontraram um navio que naufragou há cerca de 400 anos perto de Lisboa, em Portugal. A embarcação, carregada de especiarias, estaria voltando da Índia quando foi destruída na costa portuguesa, entre 1575 e 1625, de acordo com o diretor do projeto, Jorge Freire. O comércio de especiarias de Portugal com a Índia estava no auge na época do naufrágio.

“Do ponto de vista do patrimônio, essa é a descoberta da década”, ressaltou Freire. “Em Portugal, esta é a descoberta mais importante de todos os tempos”.

A 12 metros abaixo da superfície, mergulhadores encontraram especiarias, nove canhões de bronze gravados com o brasão português, cerâmica chinesa e conchas de cowry, um tipo de moeda usada para o comércio de escravos durante a época colonial.

Encontrado em 3 de setembro na costa de Cascais, uma cidade turística nos arredores de Lisboa, o navio de 400 anos e seus objetos estavam "muito bem preservados", segundo Freire. Em 1994, o navio português Nossa Senhora dos Mártires foi descoberto perto do Forte de São Julião da Barra, um complexo de defesa militar perto de Cascais.

“Há muito tempo, especialistas consideram a foz do rio Tejo um hotspot de naufrágios”, afirmou o ministro da Cultura de Portugal, Luis Mendes. “Esta descoberta veio para provar isso”, completa.

A descoberta recente foi realizada por meio de um projeto arqueológico de 10 anos apoiado pela Câmara Municipal de Cascais, pela Marinha, pelo governo português e pela Universidade Nova de Lisboa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES