Nível do Guaíba cai abaixo de 5 metros pela primeira vez desde segunda-feira

Milhares de pessoas precisaram sair de casa e 13,9 mil estão acolhidas em 155 abrigos, de acordo com a prefeitura

Avalie a matéria:
Imagem do Guaíba após baixar dos 5 metros em Porto Alegre | Foto: Leo Bartz/RBS TV
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O nível do Guaiba, em Porto Alegre, baixou de 5 metros pela primeira vez desde a última segunda-feira (13), chegando a 4,98 metros às 5h15 desta quinta (16). O transbordamento do lago forçou milhares de residentes a deixarem suas casas, principalmente nas áreas dos bairros das regiões Norte, Central e Sul, inundando ruas e afetando importantes pontos como o aeroporto Salgado Filho e a estação rodoviária. Atualmente, 13,9 mil moradores estão sendo acolhidos em 155 abrigos, conforme relatórios da prefeitura.

ESTABILIDADE DEVE PERMANECER

Apesar de permanecer acima da cota de inundação, estabelecida em 3 metros, a medição realizada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) no cais Mauá corrobora com a previsão de estabilidade do nível do lago, assim como a tendência de queda anunciada pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Após atingir o pico de 5,25 metros na terça-feira (14), o nível começou a diminuir gradualmente, em um processo lento. Prevê-se que a água começará a se retirar das ruas inundadas, especialmente nas regiões Norte e Central da capital. 

Aeroporto Internacional Salgado Filho alagado em Porto Alegre — Foto: Mauricio Tonetto/Secom-RS 

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUINTA E SEXTA

Conforme o meteorologista, espera-se que entre quinta e sexta-feira (17), os volumes médios de chuva no norte do estado variem entre 60 e 100 milímetros. A precipitação mais intensa deve alcançar até a Serra Gaúcha, colocando toda a região em alerta. Na Grande Porto Alegre, prevê-se chuva fraca a moderada, com acumulações entre 30 e 50 milímetros.

Na sexta-feira, uma nova frente fria deverá contribuir para a condição de instabilidade no tempo no Rio Grande do Sul. A precipitação deve aumentar no fim da semana no norte, inclusive nas nascentes de rios importantes que compõem as bacias do Taquari, Alto Jacuí e Uruguai.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES