Nova campanha de vacinação contra HPV inicia no mês de março em Teresina

Além disso, é nessa época da vida que a vacinação proporciona níveis de anticorpos muito mais altos que a imunidade natural produzida pela infecção do HPV.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A nova Campanha de Vacinação contra o HPV em Teresina tem início no mês de março. Este ano, a campanha traz duas novidades: a oferta da vacina será ampliada para as meninas na faixa etária de 09 a 11 anos de idade e também será ofertada para as mulheres de 14 a 26 anos de idade vivendo com HIV.

A campanha para as adolescentes será realizada nas Unidades Básicas de Saúde e nas escolas públicas e particulares da cidade. "Vamos montar uma estratégia semelhante a realizada ano passado, indo de escola e em escola para vacinar as meninas", frisou o presidente interino da FMS, Francisco Pádua.

Estudos mostram que a melhor ocasião para vacinação contra o HPV é na faixa etária de 9 a 13 anos, antes do início da atividade sexual e enquanto os pais ainda mantêm o hábito de levar os filhos para tomar outras vacinas.

Além disso, é nessa época da vida que a vacinação proporciona níveis de anticorpos muito mais altos que a imunidade natural produzida pela infecção do HPV.

A vacina HPV quadrivalente foi incluída no Calendário Nacional de Vacinação em março de 2014, tendo como população alvo as meninas de 11 a 13 anos de idade. A partir desta nova campanha, o Ministério da Saúde amplia a faixa etária de inclusão, garantindo uma maior cobertura contra a doença.

Com relação ao novo público introduzido na campanha, mulheres de 14 a 26 anos vivendo com HIV, a FMS está definindo a logística a ser utilizada e local de vacinação.

Esta população foi incorporada considerando que as complicações decorrentes do HPV ocorrem com mais frequência em pacientes portadores de HIV e da AIDS.

Nesse sentido, estudos apontam que o câncer cervical tem cinco vezes mais probabilidade de se desenvolver em mulheres HIV positivas do que na população geral.

O câncer do colo do útero é uma doença grave que pode levar à morte. No Brasil, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo mais frequente que acomete as mulheres e faz, por ano, 5.264 vítimas fatais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES