Nova estação de tratamento de esgoto beneficiará cerca de 5 mil moradores

A ETE do bairro Tancredo Neves foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (30). Expectativa é que a estação irá beneficiar cerca de cinco mil moradores.

Nova ETE do Tancredo Neves vai beneficiar cerca de 5 mil moradores | Raisa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Águas de Teresina no bairro Tancredo Neves, na zona Sudeste de Teresina (PI), foi inaugurada nesta quinta-feira (30). O novo complexo teve investimentos em torno de R$ 10 a 12 milhões e ocupa uma área estratégica na região, beneficiando 1200 residências e cerca de cinco mil moradores.

Reivindicação dos próprios residentes da região contestavam o esgoto a céu aberto. A Águas de Teresina deu o primeiro passo  com a regularização do abastecimento da água no grande Dirceu, agora segue com obras de esgotamento sanitário.  "A ETE do Tancredo começa a dar o passo inicial nas grandes obras de esgotamento da cidade. Iniciamos na Capital  com apenas 16% de tratamento de esgoto e hoje completamos esse ano por volta de 40%, vamos fazer com que Teresina avança até 90%  na coleta e tratamento de esgoto até 2030", argumentou Jacy Prado, Diretor Presidente da Águas de Teresina.

Nova ETE do Tancredo Neves vai beneficiar cerca de 5 mil moradores- Foto: Raissa Morais

O novo sistema Tancredo Neves conta com a estação de tratamento, duas elevatórias de esgoto e um emissário de mais de dez quilômetros para levar o esgoto dos imóveis até à estação. "Ela foi desenvolvida para ter o mínimo de impacto possível. É uma estação que está dentro do coração do bairro mas que não apresenta odor e nenhuma interferência que vai atrapalhar no tratamento, ela tem uma altíssima eficiência", afirma o Diretor Executido da concessionária Águas de Teresina, Fernando Lima.

 Jacy Prado, Diretor Presidente da Águas de Teresina, esteve presente na inauguração- Foto: Raissa Morais

Estiveram presentes na solenidade, representantes do legislativo, secretários, vereadores. O presidente da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina (Arsete), representou o prefeito Dr. Pessoa. Ele salientou que a inauguração é um caso de saúde pública.

"A estação é espetacular, esgoto é desenvolvimento, diminui todas as contaminações da falta de saneamento. Segundo dados técnicos da Arsete, até cerca de 7 mil unidades residenciais podem ser atendidas aqui.  Resumindo, é bom para a saúde, a economia, desenvolve a cidade", destacou o gestor.

Estiveram presentes na solenidade, representantes do legislativo, secretários, vereadores.- Foto: Raissa Morais

Eficiência e rapidez no tratamento

A ETE tem capacidade para tratar cerca de 10 litros de esgoto por por segundo, com a expectativa de atingir uma eficiência de 97% a 99%. Ou seja, no final do tratamento serão removidas praticamente toda a carga orgânica presente no esgoto que será lançada no Rio Poty.

Expectativa é que a estação consiga tratar 99% do esgoto gerado no bairro- Foto: Raissa Moarais

"A ETE não para e funciona 24h, remoção altíssima com um sistema aeróbico e anaeróbico. O esgoto sai das casas através das ligações de esgoto, bombas recalcam e elevando ele para a estação chegando no tratamento interno dos tanques ficando em média de 8h, nesse tempo a água do esgoto é tratado e no final sendo lançada no rio", esclareceu o coordenador de operações de esgotos da Águas de Teresina, Mário Gonçalves.

Equipe da Águas de Teresina responsável pelo monitoramento sanitário- Foto: Raissa Morais

Despoluição do Lagoas do Norte

Outra obra importante que está sendo executada no Parque Lagoas do Norte prevê ainda em 2021 a implantação de 2 novas estações elevatórias de esgotos que despoluirá as bacias das lagoas beneficiando dezenas de bairros da região Norte da Capial. A projeção da empresa é beneficiar 40% da população com esgotamento sanitário este ano.

 A meta é universalizar o serviço de esgotamento sanitário até 2030 no município acarretando mais desenvolviemento, respeito e meio ambiente e qualidade de vida para os teresinenses. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES