O novo papa Leão XIV, antes de ser eleito para o pontificado, esteve no Brasil em duas ocasiões, nos anos de 2012 e 2013. À época, Robert Francis Prevost atuava como prior geral da Ordem de Santo Agostinho e visitou as cidades de Belo Horizonte (MG) e Guarulhos (SP).
Em Belo Horizonte
No levantamento da jornalista Elisa Clavery, da GloboNews, durante sua passagem por Belo Horizonte, em dezembro de 2012, Prevost esteve na Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação do Brasil, onde manteve contato próximo com religiosos locais.
Tinha viagem marcada
Neste ano, o então cardeal tinha uma nova viagem marcada ao país: ele havia sido confirmado como pregador do retiro da 62ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), programada para ocorrer entre os dias 30 de abril e 9 de maio. As passagens estavam compradas e o convite da entidade foi prontamente aceito por Prevost.
Cancelamento
No entanto, o falecimento do papa Francisco, em abril, levou ao cancelamento do evento. Antes disso, em fevereiro, Prevost havia recebido a presidência da CNBB no Dicastério para os Bispos, durante a visita anual da entidade à Cúria Romana.