A prática de nudismo na Praia do Pinho, em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, foi proibida após a aprovação do novo Plano Diretor pela Câmara de Vereadores nesta quarta-feira (17).
O documento segue para sanção da prefeitura, que anunciou um decreto para reforçar a proibição. A Praia do Pinho foi a primeira de naturismo no Brasil, e a Federação Brasileira de Naturismo (FBrN) manifestou “preocupação e pesar” com a medida.
Trata-se de um marco histórico do naturismo brasileiro, reconhecido nacional e internacionalmente, que por décadas representou um ambiente de convivência respeitosa, liberdade responsável e contato consciente com a natureza.
O QUE É NATURISMO
Naturismo é uma filosofia que prega autorrespeito, autoconhecimento, respeito ao próximo, alimentação saudável e preservação da natureza. Dentro deste modo de viver, também está a prática de nudismo social.
Entenda
O Plano Diretor anterior de Balneário Camboriú, de 2006, permitia a prática de naturismo na Praia do Pinho. No novo Plano Diretor, aprovado em 2025, essa autorização foi retirada.
A prefeitura informou que, além da sanção do documento, vai publicar um decreto proibindo o nudismo em todas as praias da cidade, como forma de reforçar a norma. A minuta do decreto foi apresentada na quarta-feira (17) às associações de moradores das praias agrestes e às forças de segurança.
Como justificativa, o município afirmou que, ao longo dos anos, a Praia do Pinho deixou de ser usada para naturismo e passou a ser cenário de atos ilícitos e crimes sexuais.