Obesidade é responsável por 19% dos casos de câncer no Brasil

A combinação de alimentação saudável com atividade física é capaz de prevenir algumas doenças

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A combinação de alimentação saudável com atividade física é capaz de prevenir 63% dos casos de câncer de boca, faringe e laringe; 60% dos tumores de esôfago e 52% dos casos em que a doença atinge o endométrio. Os dados são do Instituto Nacional de Câncer (Inca) e constam no novo relatório Políticas e Ações para a Prevenção do Câncer no Brasil: Alimentação, Nutrição e Atividade Física.

Os números do Inca revelam ainda que 41% dos tumores de estômago, 34% de pâncreas e 37% do intestino grosso (colorretal) poderiam ser evitados por meio da combinação de exercícios físicos e combate à obesidade. No total, 19% de todos os cânceres poderiam ser evitados por meio dessa simples dobradinha.

O sedentarismo e o consumo de alimentos processados e ricos em sal, gorduras e açúcares tem contribuído para o aumento de peso, incidência de obesidade e o desenvolvimento de doenças crônicas, como as cardiovasculares e o câncer, até mesmo em crianças e adolescentes.

A publicação chama a atenção para medidas simples como consumir água potável e cuidados com a higiene e conservação dos alimentos. Recomenda também investimentos em educação alimentar desde a infância e a divulgação da práticas saudáveis de consumo de alimentos e de estilo de vida no Sistema Único de Saúde (SUS), nas comunidades, escolas e empresas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES