Obras da Ponte Juscelino Kubitschek serão retomadas em breve

A primeira parte da obra está concluída.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Tema de polêmica envolvendo diversos setores da sociedade civil, a obra das alças de acesso à Ponte Juscelino Kubitschek será retomada em breve. A Secretaria Estadual de Transporte, responsável pela construção, publicou recentemente, no Diário Oficial do Estado, o edital de contratação da empresa que executará o projeto.

A obra da "ponte do meio", como ficou conhecida, foi parada no mês de abril, quando a Ordem dos Advogados do Brasil seccional Piauí, arquitetos, engenheiros e a população em geral reclamaram que o alargamento causaria um prejuízo à memória da cidade. O canteiro central da Avenida Frei Serafim teria que ser destruído para propiciar a execução das alças.

A superintendente de Obras da Setrans, Cristina Castelo Branco, explica que o projeto teve que ser readequado para a obtenção do licenciamento ambiental, por parte da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam).

"O planejamento foi amplamente discutido. Diante das audiências públicas foi encaminhado o projeto dos acessos à ponte ao Comitê de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Teresina", conta Cristina Castelo Branco.

O projeto foi apreciado e aprovado pela administração municipal. A Setrans fez estados ambientais necessários para o licenciamento ambiental da obra e a Semam concedeu uma licença prévia. "Entre os pontos que tiveram que passar por modificação, listo a obrigatoriedade da empresa que vencer a licitação ter integrado na equipe um arquiteto.

A outra orientação é o canteiro sofrer o menor número possível de alterações. As árvores que, porventura, forem podadas serão replantadas em outro local, como o Parque Lagoas do Norte, por exemplo", esclarece a superintendente de Obras.

A primeira parte da obra está concluída e corresponde à terceira faixa da Ponte Juscelino Kubitschek, com extensão de 427,20 metros e largura média de dez metros.

Com a execução da segunda parte do projeto, que corresponde às alças de acesso do tabuleiro central, a ponte terá três pistas de rolamento e uma faixa exclusiva de ônibus no sentido Centro-Leste; uma faixa de pedestres no eixo central interligando as Avenidas Frei Serafim e João XXIII; mais três faixas no sentindo Leste-Centro e uma faixa exclusiva para ônibus nesse mesmo sentido (Leste-Centro), que vão contribuir para a mobilidade urbana da cidade, proporcionando agilidade e maior segurança ao trânsito na zona central de Teresina.

"A indicação do Comitê de Desenvolvimento Urbano é que a ponte seja utilizada prioritariamente para o transporte público. Quem vai decidir acerca da exclusividade é a prefeitura dentro do seu plano diretor de mobilidade", adianta Cristina. No total, a obra custará aos cofres púbicos R$ 23 milhões. Desse valor, R$ 18 mi foram investidos na construção da "ponte do meio".

O edital de contratação da empresa que vai executar a obra foi publicado no dia 17 de julho. A data de recebimento das propostas é dia 25 de agosto. "Em um prazo de 40 a 60 dias deve começar a execução da obra", finaliza a superintendente de Obras da Setrans.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES