Oito ruas do Centro receberão novas obras de acessibilidade

Veja quais as ruas contemplarão o projeto.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pensando em uma mobilidade urbana mais democrática, a Prefeitura de Teresina, através da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Centro Norte (SDU Centro/Norte), requalificará a acessibilidade de oito vias do Centro da capital. A obra, que já foi licitada, consistirá na revitalização e adequação das calçadas no quadrante das ruas Coelho Rodrigues, Paissandu, Barroso e Avenida Maranhão.

O projeto vai contemplar as ruas Álvaro Mendes, Senador Teodoro Pacheco, Paissandu, Rui Barbosa, Firmino Pires, Riachuelo, João Cabral e seus cruzamentos com a Avenida Maranhão. Será feita uma revitalização total de acessibilidade, com a adequação das calçadas, passeios e rampas; novas pavimentações, através da manutenção do asfalto e novos pisos intertravados; paisagismo; travessias elevadas; novas placas de sinalização; novos bancos, lixeiras e iluminação.

No momento, a SDU Centro/Norte está verificando as propostas da empresa vencedora da licitação para a execução da obra. Os recursos totais investidos serão no valor de R$ 2.287.970,77 via CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina).

O superintendente executivo da SDU Centro/Norte, Márcio Sampaio, explica que o projeto tem como base o “traffic calming”, que envolve estratégias urbanísticas que criam espaços de circulação mais seguros. “O ‘traffic calming’ é ideal para espaços com grande circulação de pessoas. A intenção é adquirir uma locomoção mais segura para os teresinenses através de recursos como rampas, travessias elevadas e novas sinalizações”, pontua Márcio.

Crédito: CDL

Mais ruas do Centro serão revitalizadas

Um dos projetos estruturais incluso no Plano de Ação Novo Centro Teresina a ser executado pela SDU Centro/Norte é a revitalização do calçadão do Centro, que vai contemplar a Rua Simplício Mendes, na altura da Praça Saraiva até a Praça do Liceu, e Rua Coelho Rodrigues, no trecho entre a Praça do Fripisa e Avenida Maranhão.

As vias receberão pavimentação com piso em placas de concreto, drenagem para águas pluviais, melhorias de iluminação e sinalização horizontal e vertical, com faixas e placas. Além disso, em alguns trechos terão separações entre a calçada e a via, sendo inseridos canteiros e bancos para uma melhor segurança de quem transita a pé pela região.

A arquiteta e coordenadora da área central de Teresina, Constance Jabob, explica que a revitalização vem para despertar um olhar diferenciado do teresinense para o Centro da cidade. “Além de melhorar a mobilidade urbana, nosso objetivo é fazer com que o Centro volte a ser habitado e frequentado, porque é uma região que só tem vida oito horas por dia e que precisa de ressignificação”, enfatiza.

O projeto está em licitação e terá investimento total de aproximadamente R$ 16 milhões oriundos de recursos garantidos de financiamento com o Banco do Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES