Óleo: ondas do tipo swell mantêm Ceará em alerta

A medida foi fundamentada por um estudo realizado pela gerência de Análise e Monitoramento da Semace

| Portal do Governo do Estado do Ceará
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) manterá a posição de alerta para o risco de aparecimento de novas manchas de óleo no litoral, nos meses de dezembro a março. A decisão foi anunciada pelo superintendente, Carlos Alberto Mendes, nesta terça-feira (3), ao final do período de 15 dias sem o registro de óleo no mar ou nas praias do estado. Foi o maior espaço de tempo verificado, desde o avistamento da primeira mancha, em Fortaleza, no dia 5 de setembro.

A medida foi fundamentada por um estudo realizado pela gerência de Análise e Monitoramento da Semace. O levantamento aponta maior frequência do fenômeno de ondas conhecido como swell, na área do Oceano Atlântico que corresponde ao Nordeste, nesta época do ano. O swell se caracteriza por ondas que se formam em alto mar, em decorrência de tempestades, e que acumulam muita energia, o suficiente para remover possíveis blocos de óleo submersos rumo à costa.

De acordo com o estudo, as ondas podem ultrapassar os três metros de altura. “Pesquisamos a série histórica dessas ondas de swell e percebemos que elas se concentram entre dezembro e março, com grande probabilidade de ocorrerem já em dezembro”, afirmou o superintendente. “A nossa torcida é de que o pior já tenha passado, mas nós continuamos vigilantes e atuantes, para que, surgindo novas mancha, possamos agir e fazer a coleta o mais rápido possível”, completou

Balanço

Durante os 90 dias do que se chamou crise do óleo, a Semace coletou 22 toneladas de resíduos oleados, em 29 praias de 16 municípios. O resíduo considerado perigoso foi removido do mar e das praias pela Semace, Ibama, Marinha e prefeituras, como parte de um esforço coletivo coordenado pelas secretarias do Meio Ambiente e da Casa Civil. A Semace também transportou com segurança o óleo recolhido, para ser queimado no formo de uma cimenteira autorizada pela autarquia.(Fonte:Portal do Governo do Ceará/Alberto Perdigão - Ascom Semace)

Monitor



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES