ONG Turma do Bem faz atendimento odontológico voluntário na Casa Meio Norte, do empresãrio Paulo Guimaraẽs

O programa existe em Teresina desde 2008 e foi implantado aqui pela cirurgiã dentista Ellen Daniel,

O programa existe em Teresina desde 2008 | Moisés Saba
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A manhã desse sábado, 01º de outubro, para as crianças da Casa Meio Norte, foi um dia de distribuir sorrisos e cuidar na saúde. A Organização Não-Governamental Turma do Bem, que faz o atendimento odontológico voluntário de crianças entre 11 e 17 anos, realizou a triagem de 150 crianças atendidas pela Casa Meio Norte, para serem incluidas no programa Dentista do Bem. O programa existe em Teresina desde 2008 e foi implantado aqui pela cirurgiã dentista Ellen Daniel, que conheceu o projeto em um congresso em São Paulo.

Atualmente são 60 dentistas fazendo o atendimento voluntário de crianças carentes em suas próprias clínicas. Um dos coordenadores do programa no Piauí, o cirurgião dentista Gustavo Oliveira, informa que desde 2008 a Ong já realizou o atendimento de cerca de 250 crianças carentes na capital. Gustavo alerta para os principais problemas encontrados: cáries, doenças periodontais e problemas ortodônticos. Ele explica que a falta de higiene é o maior causador dessas enfermidades. "O fator principal dos problemas encontrados nas crianças é a falta de noções básicas de higiene, da família e dos pais e a dificuldade de acesso ao tratamento preventivo".

Gustavo conta que a Ong Turma do Bem, foi criada em 2002 pelo dentista Fábio Bibancos e trazida pelo Piauí por Ellen Daniel, em 2008. "A doutoura Ellen,inclusive, já ganhou o prêmio de Melhor Dentista do Mundo, em 2009. Esse prêmio é concedido todos os anos aos profissionais que mais colaboraram com a Ong". O programa procura as escolas onde são identificadas grandes quantidades de crianças carentes, para fazer a triagem para os atendimentos. Na triagem é feita uma avaliação visual para que sejam identificadas as crianças com mais problemas.

Além de profissionais voluntários, o programa Dentista do Bem conta com a ajuda de universitários. Na triagem realizada na Casa Meio Norte, a acadêmica Yvina Modesto, do último período de odontologia da Universidade Federal do Piauí, estava analisando as fichas dos alunos e realizando as triagens. Yvina já é acostumada a fazer trabalhos voluntários, ela explica que na própria universidade há projetos onde os alunos atendem a população carente. "Já participei de trabalhos voluntários na universidade, na maternidade Evangelina Rosa, no Centro Integrado de Educação Especial e em algumas escolas. Eu gosto da minha futura profissão, tenho amor pelo que faço e gosto de ajudar as pessoas", conclui.


















FOTOS: MOISÉS SABA



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES