SEÇÕES

Padroeiro da internet e milagre no Brasil: saiba quem foi Carlo Acutis

Sua trajetória conquistou grande número de devotos, principalmente entre os jovens católicos.

Carlo Acutis, o jovem conhecido como padroeiro da internet | Foto: Reprodução
Siga-nos no

O Vaticano oficializou neste domingo (7) a canonização de Carlo Acutis, jovem conhecido como padroeiro da internet. A cerimônia, conduzida pelo papa Leão XIV, reuniu fiéis na Basílica de São Pedro.

Carlo Acutis morreu em 2006, aos 15 anos, vítima de leucemia. Nascido em Londres e criado em Milão, o adolescente chamou atenção por unir fé e tecnologia, usando seus conhecimentos em programação para criar sites com conteúdos religiosos. Sua trajetória conquistou grande número de devotos, principalmente entre os jovens católicos.

 Padroeiro da internet e milagre no Brasil: saiba quem foi Carlo Acutis | Foto: Reprodução

A mãe de Carlo, Antonia Salzano, disse à Reuters que a identificação dos jovens com o filho acontece porque ele viveu como qualquer adolescente da sua época.
— Carlo era uma criança comum, com amigos, escola e brincadeiras. A diferença foi ter colocado Jesus em primeiro lugar na vida — declarou.

O corpo de Acutis está sepultado em Assis, na Itália, cidade escolhida por ele antes de morrer. O local se tornou ponto de peregrinação, recebendo milhares de fiéis diariamente.

Milagre reconhecido no Brasil

Carlo foi beatificado em 2020, após a Igreja reconhecer a cura de uma criança em Campo Grande (MS) como milagre atribuído a ele. O menino, que tinha problemas graves de saúde, melhorou depois de tocar em uma relíquia ligada ao jovem italiano durante uma missa em 2010.

Preparativos no Vaticano

Na última quinta-feira (4), uma grande imagem de Carlo foi colocada na fachada da Basílica de São Pedro. Além disso, o Vaticano anunciou o lançamento de um selo comemorativo em sua homenagem.

Carlo Acutis nasceu em 1991 e é considerado o primeiro santo da geração millennial, termo usado para pessoas que nasceram entre os anos 1980 e meados da década de 1990.

Na mesma cerimônia, o papa também canonizou o italiano Pier Giorgio Frassati, que morreu em 1925, vítima de poliomielite, e ficou conhecido pela dedicação a pessoas em situação de vulnerabilidade.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também