Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cohab Secchi, em Novo Hamburgo, foram alvo de um ataque de abelhas na tarde de segunda-feira (20), enquanto brincavam no pátio da instituição no horário do recreio. Ao menos 14 crianças tiveram contato com os insetos.
De acordo com a prefeitura, o enxame foi provocado acidentalmente por um grupo de crianças que teria se aproximado de uma colmeia localizada em uma área que ainda não havia sido identificada pela escola.
COLMEIA REMOVIDA
Após o ataque, a direção acionou o Corpo de Bombeiros e o posto de saúde da região. A gestão municipal informa que três das 14 crianças tiveram reações mais fortes, mas todas receberam atendimento médico e estão bem.
Os bombeiros isolaram o local e removeram a colmeia.
O Laboratório de Abelhas e Polinização da Faculdade de Agronomia da UFRGS está na linha de frente de estudos sobre a agressividade das abelhas. Os pesquisadores realizam testes específicos para observar como diferentes espécies reagem a estímulos.Por que abelhas ficam irritadas
Usando roupas especiais, eles batem nas paredes das caixas para irritar as abelhas. O resultado é claro: as abelhas, que estavam tranquilas em seu habitat, tornam-se agressivas quando perturbadas pelo barulho.