O papa Francisco disse que a série de ataques recentes, incluindo o assassinato de um padre na França, é prova de que o “mundo está em guerra”. O papa disse, no entanto, em conversa com repórteres a bordo do avião rumo à Polônia, que não está falando sobre a guerra religiosa, mas sobre uma dominação de interesses pessoais e econômicos.
“A palavra que está sendo repetida geralmente é insegurança, mas a palavra real é guerra”, disse em comentários a repórteres, enquanto seguia para uma visita de cinco dias na Polônia.
"Vamos reconhecer isto. O mundo está em estado de guerra em partes e pedaços. Não devemos ter medo de falar esta verdade. O mundo está em guerra, porque perdeu a paz”, disse, acrescentando que ataques podem ser vistos como outra guerra mundial, mencionando a Primeira e a Segunda Guerra Mundial.
Depois de 15 minutos, após agradecer a jornalistas individualmente, Francisco pegou o microfone novamente e disse que queria “esclarecer” que não se referia a uma guerra religiosa.
“Não uma guerra de religião. Há uma guerra de interesses. Há uma guerra por dinheiro. Há uma guerra por recursos naturais. Há uma guerra pela dominação de povos. Isto é a guerra”,pontuou.