Internado com bronquite, o Papa Francisco pediu desculpas por faltar à missa no Vaticano neste domingo (16), afirmando em um comunicado: "Ainda preciso de algum tratamento para minha bronquite". O pontífice, de 88 anos, foi internado em um hospital de Roma na sexta-feira, onde está recebendo tratamento para uma infecção no trato respiratório. Seus médicos prescreveram repouso completo.
Embora tenha tido uma noite tranquila no hospital Gemelli, em Roma, Francisco não aparecerá em público para sua tradicional oração semanal com os peregrinos. Em seu lugar, o cardeal José Tolentino de Mendonça conduziu a missa na Basílica de São Pedro, que foi dedicada a homenagear artistas no Ano Santo da Igreja Católica.
O Vaticano divulgou um comunicado no sábado à noite informando que o Papa recebeu prescrição de repouso completo para ajudar em sua recuperação. O tratamento foi ligeiramente modificado com base em novas descobertas microbiológicas. Os testes laboratoriais realizados no sábado mostraram uma melhora em alguns valores.
"Nosso primeiro pensamento vai para o Papa Francisco. Rezamos por sua saúde, agradecendo a visão e apoio que ele sempre nos dá", disse o cardeal durante a missa, em referência ao estado de saúde do pontífice.
Francisco assistiu brevemente a alguns dos principais noticiários noturnos da TV italiana RAI às 20h (horário local) de sábado, antes de ter uma noite tranquila, segundo a agência de notícias italiana ANSA. O Vaticano informou que o papa permanecerá no hospital pelo tempo necessário para o tratamento.
Desde que assumiu o pontificado em 2013, Francisco enfrentou episódios de gripe e outros problemas de saúde nos últimos dois anos.