Perigo iminente: Barragem no RS em alerta máximo por risco de rompimento

Defesa Civil informou que está tomando as providências para garantir a segurança dos moradores da região

Avalie a matéria:
Barragem 14 de Julho se rompeu parcialmente no RS | Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Na noite de segunda-feira (13), a Defesa Civil do Rio Grande do Sul comunicou que a Usina Hidrelétrica Bugres, na Barragem Salto, localizada em São Francisco de Paula, passou do estágio de alerta para emergência, indicando risco iminente de ruptura e demandando medidas urgentes para garantir a segurança da população. 

Com essa atualização, o estado agora enfrenta a situação crítica de duas barragens em estado de emergênciaAlém da barragem sob responsabilidade da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a Barragem Santa Lúcia, sob gestão da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), também suscita preocupações para as autoridades estaduais.

Em nota, a Defesa Civil informou que está tomando as medidas necessárias para garantir a segurança dos moradores próximos às estruturas. 

Conforme informado pela Defesa Civil, a Pequena Central Hidrelétrica Salto Forqueta, localizada em São José do Herval/Putinga, saiu do estado de emergência e foi reclassificada para o nível de alerta. Nesse estágio, as irregularidades ainda apresentam risco à segurança da barragem, demandando medidas para garantir sua integridade. Outras barragens encontram-se nesta mesma condição. A seguir, confira a lista. 

- UHE 14 de Julho, em Cotiporã e Bento Gonçalves

- UHE Dona Francisca, em Nova Palma

- Barragem Capané, em Cachoeira do Sul

- Barragem São Miguel, em Bento Gonçalves

- Barragem Saturnino de Brito, em São Martinho da Serra

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES