Pesquisa com estudantes do Piauí mostra que 42% não usam cinto de segurança

No Piauí, chega a 45,1% a taxa de estudantes de 13 a 17 anos de idade que guiaram automóveis nos 30 dias anteriores à pesquisa

Pesquisa com estudantes do Piauí mostra que 42% não usam cinto de segurança | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quase metade (42,4%) dos estudantes piauienses de 13 a 17 anos de idade não costumam usar cinto de segurança quando andam de carro. A proporção é a segunda maior do país: apenas o Rio de Janeiro (46,3%) supera o índice piauiense. Ainda conforme a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2019, o índice registrado no Piauí é 10,3 pontos percentuais superior à média brasileira (32,1%). O levantamento foi feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre os estudantes piauienses que andaram de motocicleta nos 30 dias anteriores à pesquisa, 76,2% usaram capacete. No Brasil, a média foi de 88,9%, o que equivale a 12,7 pontos percentuais a mais que no Piauí. Nesse quesito, os escolares piauienses ficam à frente apenas dos estudantes do Maranhão (75,7%) e do Rio de Janeiro (74,1%).

Entre os estudantes piauienses que andaram de motocicleta nos 30 dias anteriores à pesquisa, apenas 76,2% usaram capacete - Foto: Reprodução

Além dos baixos índices de uso de itens de segurança no trânsito, a exposição ao risco é ainda maior quando se trata da condução de veículos motorizados sem habilitação. No Piauí, chega a 45,1% a taxa de estudantes de 13 a 17 anos de idade que guiaram automóveis nos 30 dias anteriores à pesquisa. É o terceiro maior índice do país, cuja média foi de 33%. Apenas Maranhão (49,5%) e Tocantins (48,6%) superaram o Piauí nessa categoria.

Aproximadamente um em cada quatro estudantes piauienses (26,5%) deixaram a segurança de lado ao andarem em veículos cujo motorista havia ingerido bebida alcóolica. A taxa é ainda maior entre aqueles que foram conduzidos por pessoas que usaram o celular durante o deslocamento (32,8%). Nessas situações, os índices foram menores que a média brasileira: 27,1% dos estudantes do país andaram com motoristas alcoolizados e 38,1% com condutores que usaram o celular durante o percurso.

Conforme a pesquisa, também é alto o índice de estudantes piauienses que tiveram ferimentos decorrentes de acidentes de trânsito. Dentre aqueles que sofreram algum acidente ou agressão nos 12 meses que antecederam a pesquisa, cerca de 28,4% tiveram lesões provocadas por acidentes de transporte. A proporção é a terceira maior do país, atrás apenas do Maranhão (33,1%) e do Tocantins (28,6%). A média do Brasil é de 16,2%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES