Pesquisa quer saber opinião da população sobre mobilidade urbana

A consulta pública realizada pela Prefeitura vai compor o Plano Diretor de Mobilidade Urbana Sustentável de Teresina com opiniões da população sobre o que é preciso melhorar na mobilidade urbana.

Avalie a matéria:
|

A Prefeitura de Teresina está elaborando o plano diretor de mobilidade urbana sustentável da capital. O Plano tem as fases de diagnóstico, prognóstico e elaboração de propostas. Todo o processo deve durar doze meses. O Plano objetiva aproveitar melhor as ruas, bem como a diminuir a emissão de poluentes e do consumo de combustível.

A Prefeitura quer saber da população o que é preciso melhorar, para mudar a mobilidade urbana. E para isso vai fazer uma consulta pública, que já inicia na próxima segunda-feira, dia 09, a partir das 9h da manhã, no auditório do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Piauí (SEBRAE).

A consulta segue até o próximo dia 11 deste mês e qualquer pessoa da comunidade pode participar. A população vai poder sugerir sobre trânsito, sistema viário, transporte público viário, pedestre, ciclista, transporte rural, intermunicipal, interestadual e sustentabilidade.

O Plano está sendo desenvolvido pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Teresina (Strans). De acordo com o assessor técnico da Strans, Ricardo Freitas, a população vai ter voz e vai poder melhorar o sistema de transporte da capital.

"Nós estamos querendo ouvir o sentimento da população. É claro que não se quer que as pessoas deem detalhes comuns, mas que a população ache o que em seu sentimento precisa melhorar", disse Ricardo Freitas, acrescentando que já estão sendo enviados convites para todos os segmentos sociais, instituições públicas, privadas e lideranças comunitárias.

Ele diz ainda que serão realizadas outras etapas, onde deverão ser divulgados os resultados de todas as pesquisas, audiências e consultas públicas.

Serão realizadas, ao todo, três etapas, sendo que a primeira delas inclui o diagnóstico com a realização de pesquisa domiciliar, com origem, destino de tráfego e contagem de veículos. A segunda etapa inclui uma simulação técnica, e a última etapa é a fase de elaboração do projeto.

O Plano deve ser transformado em lei e aprovado pela Câmara de Vereadores, sendo de fundamental importância a participação popular em todas as fases de elaboração do Plano. O Plano Diretor de Mobilidade Urbana Sustentável de Teresina deverá ser concluído em outubro de 2020.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES